A Expo Japão 2022 terminou no último domingo, dia 19 de junho, com
sensação de saudade. Realizado pela ACEL – Associação Cultural e Esportiva
de Londrina, e engajamento de mais de 200 voluntários que
transformaram um campo de beisebol em uma congregação de milhares de
pessoas em torno de um propósito: preservar e divulgar a cultura japonesa.
“Em 2019, tivemos um público 30% maior se comparado a 2018 com 35 mil
pessoas. Até então era o maior número de todas edições da Expo Japão.
A Expo Japão também fez da ACEL um espaço de valorização ao pequeno
agricultor, um ambiente aberto para o debate de ações para a sustentabilidade
e para a inovação no campo.
“Só no sábado recebemos 12 mil pessoas aqui na ACEL, um
número surpreendente. Mesmo com um dia de chuva, superamos o recorde de
público com 37 mil visitantes nos cinco dias de festa”, comemora Luciano
Matsumoto, coordenador geral do evento.
No encerramento no domingo, Luciano Matsumoto destacou e agradeceu o trabalho voluntário da equipe organizadora do evento. “Esse trabalho foi construído por nossos antecessores, que
começaram há mais de 60 anos com a originária Exposição Agrícola da ACEL,
evento que deu origem à Expo Japão, e que hoje é considerada uma das
maiores festividades nipo-brasileiras.”
Um panorama da cultura japonesa
Durante os cinco dias de festa, a Expo Japão trouxe o que há de mais diverso
na cultura oriental. O público curtiu e apreciou o Kpop com seus barulhentos
fãs adolescentes, o ritual silencioso e cheio de significado da cerimônia do chá,
a beleza dos ikebanas, o vigor dos taikos, as artes marciais, a irreverência dos
cosplayers.
O evento recebeu idosos e crianças da rede
pública de ensino e em pleno sábado, celebrou o Ireisai, uma cerimônia budista
em homenagem aos imigrantes.
Os números
No ano em que a comunidade Nikkei celebra os 114 anos da imigração
japonesa no Brasil, a retomada dos eventos permitiu a realização da edição
2022 da Expo Japão.
“De junho de 2019 a junho de 2022 foram três anos de grande espera. Foram
120 dias de planejamento, de trabalho e de muita dedicação. Sempre com o
pensamento na coletividade, tivemos todo o empenho recompensado com a
presença maciça do nosso público”, avalia Luciano Matsumoto.
O evento contou com o apoio de mais de 30 empresas patrocinadoras; mais de
50 espaços comercializados com expositores de diversas partes do país; 8
restaurantes para o atendimento ao público; mais de 35 horas de
apresentações culturais; 30 grupos artísticos convidados; 6 palestras sobre
sustentabilidade e inovação realizadas durante o 9o AgroInovatec; presença de
mais de 300 crianças de escolas públicas; mais de 300 idosos também tiveram
seu dia de festa na Expo Japão.
Assinatura: A Expo Japão é uma realização da ACEL – Associação Cultural e
Esportiva de Londrina. Patrocínio: Lei de Incentivo à Cultura, Agro Hara,
Copel, A.Yoshii, Unimed Londrina, Bratac, Cooperativa Integrada, Semegrão,
Estacenter, Loc Med, Hachimitsu, Effect Energia Solar, HMB Lovat, Sementes
Mauá, Grupo Midiograf, Megumi, Amafil, TCGL, Almeida Mercados, Folha de
Londrina, Ponto Rural, Otocentro, Supermercados Musamar, Sunap, St. James
International School, RPC, Farmácias Nissei, Chopp Brasser. Projeto aprovado
no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultua (PROFICE) da
Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura / Governo do Estado
do Paraná. Apoio: Prefeitura de Londrina, Aliança Cultural Brasil – Japão do
Paraná, Consulado Geral do Japão em Curitiba.