quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Agronegócio

ExpoLondrina 2018: uma das maiores feiras do País mostra o protagonismo do agronegócio

 

O futuro do agronegócio está nas mãos da tecnologia, gestão e mercado, três grandes destaques da 58º Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, que acontece de 5 a 15 de abril, no Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina. A feira, uma das mais importantes do Brasil, é uma demonstração do potencial das inovações da agricultura de precisão e tecnologias emergentes, mas também da qualidade genética animal brasileira. Atrações e negócios, que movimentaram R$ 570 milhões na edição 2017. 

A expectativa é de que a ExpoLondrina 2018 registre números iguais ou superiores aos da edição passada.  

Para se ter uma ideia do volume de negócios, somente as instituições financeiras liberaram R$ 345 milhões em financiamentos para setor rural. 

A perspectiva é de um crescimento de 10% na comercialização de estantes em relação à edição 2017, que teve 3.170 expositores e um público de mais de meio milhão de visitantes. 

São as inovações do agronegócio brasileiro, cada vez mais focado em gestão para aumentar a qualidade, produtividade e atender o mercado mundial, que devem atrair atenções em eventos como a Hackathon Smart Agro.  

“Os produtores estão em busca de soluções imediatas. O Hackathon oferece ideias e soluções inovadoras, que resolvam problemas para o produtor. Tecnologias acessíveis e de rentabilidade para o segmento”, afirma o diretor comercial da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Nivaldo Benvenho. 

Realizada em um dos maiores e mais estruturados parques da América Latina, a feira londrinense, vai além da exibição 6.485 animais de 60 raças, como na edição 2017, incluindo bovinos, ovinos, equinos, entre outros, e leilões, a exemplo dos 19 programados para este ano. A Expo tem potencial de influenciar políticas públicas para o setor, já que promove eventos como o Fórum do Agronegócio. 

Afinado com as preocupações de um de cenário de protecionismo global, que pode ter impactos no Brasil, o fórum debaterá “O Protagonismo Brasileiro no Mundo”. 

Estão confirmados nomes como o presidente da Apex-Brasil, embaixador Roberto Jaguaribe Gomes de Matos; e o ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, especialista em Economia Agrícola e Cooperativismo, Roberto Rodrigues. 

Em sua terceira edição, o fórum reunirá também debatedores como a senadora Ana Amélia Lemos (PP); e o representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO Brasil), Alan Bojanic, entre outros. 

Nos debates, o mais importante setor da economia brasileira colocará na mesa os seus problemas e soluções. 

“Vamos discutir toda a cadeia produtiva. Teremos debates em relação à estruturação do mercado externo e propostas de planos de governo. Que possamos sair daqui com uma proposta, que possamos oferecer ao Ministério da Agricultura, à Secretaria Estadual de Agricultura. Levar aos participantes a possibilidade de construírem programações futuras para as empresas, as tradings  e o mercado como um todo. Queremos sair com um documento propositivo. Se o ministério e a secretaria de Agricultura vão seguir? Acho que cabe a eles a análise, mas nós conseguiríamos, como setor produtivo, sair com propostas para ajudar o país, cada vez mais, a crescer”, afirma o diretor de Pecuária da SRP, Ricardo Hoefel Rezende. 

Otimista com a realização da feira no momento em que a economia começa a se movimentar, o presidente da SRP, Afranio Brandão destaca que tudo está sendo preparado para que a ExpoLondrina2018 supere a edição passada em números. Também em visitantes, que contarão com uma grade de shows com artistas, como as sertanejas Marília Mendonça; Maiara & Maraisa; Simone & Simara e Luan Santana, não faltando atrações para o público infantil, com a apresentação da atriz teen Larissa Manoela.  

“A ExpoLondrina é uma oportunidade para todos os segmentos, desde a agroindústria, o agronegócio e o comércio, criando ainda mais de 7 mil empregos diretos e indiretos”, avalia, Afranio Brandão. 

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário