A atuação das Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs) no Paraná será um dos temas técnicos da programação da Inovameat Toledo – Inovação na Produção de Proteína Animal, marcado para ocorrer entre 11 e 13 de abril, no Centro de Eventos Ismael Sperafico, em Toledo, na região Oeste do Paraná. O evento é realizado pelo Sindicato Rural de Toledo PR e Associação Comercial e Empresarial de Toledo, com apoio da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP).
Criadas a partir da Lei 13.288/16, chamada de Lei da Integração, as Cadecs são comissões formadas por produtores rurais e por representantes da agroindústria, com o objetivo de estabelecer equilíbrio e harmonia nas negociações em cada unidade de integração. No Paraná, desde a sua criação, a FAEP tem fomentado o modelo entre avicultores e suinocultores, que atuam em integração com agroindústrias. Isso porque a Lei da Integração reduziu o desequilíbrio na relação entre produtores integrados e as agroindústrias.
“Sabemos da importância das Cadecs como um fórum de conversa e negociação entre pecuaristas e indústrias. Tanto que inúmeras conquistas já foram alcançadas. Por isso sempre estamos colaborando, com apoio técnico e institucional, para a formação de novas e o fortalecimento das que já existem”, destaca Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/Senar-PR.
Ainda segundo o presidente da entidade, o debate sobre as Cadecs no Inovameat Toledo é fundamental, já que o evento terá temas relacionados a suínos, aves, pecuária leiteira e peixes, envolvendo integralmente a cadeia produtiva em todas as dimensões de atuação com foco nas principais inovações de cada setor. Atualmente, o Paraná conta com 27 Cadecs consolidadas: 21 na avicultura e seis na suinocultura.
Núcleo de Cadecs
Ciente da importância das Cadecs para dar voz aos produtores rurais, o Sistema FAEP/Senar-PR criou o Núcleo de Cadecs, com o objetivo de estimular a criação e consolidação de comissões nas unidades produtivas conduzidas em regime de integração no Paraná. Constituído por profissionais do Sistema FAEP/Senar-PR, o núcleo vem prestando todo tipo de assessoramento às Cadecs, desde a realização de assembleias no interior tirando dúvidas sobre as comissões, auxiliando produtores na elaboração do regimento interno e subsidiando-os com informações técnicas para negociações com a agroindústria. Essa equipe continua disponível, prestando apoio aos integrados de todo o Estado.