Pela primeira vez, gestores municipais de meio ambiente do Paraná se reúnem para um encontro. O objetivo do evento é buscar soluções ambientais para as cidades. O 1° Fórum dos Conselhos Municipais do Meio Ambiente do Estado do Paraná será realizado no dia 14 de outubro, , no Centro de Ciências Biológicas, Anfiteatro Cyro Grossi Universidade Estadual de Londrina (UEL). O tema vai ser Paraná da Natureza – como tornar real essa visão?
O evento é promovido pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Consemma), Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e Prefeitura Municipal de Londrina. Serão abordados assuntos como Arborização, Resíduos e Gestão de Conselhos. Além disso, o encontro destaca as belezas naturais das cidades. Os municípios estarão divididos em dois blocos para talkshows sobre os cases de sucesso dos conselhos municipais. O Bloco 1 conta com Guarapuava, Ponta Grossa e Maringá. O Bloco 2 terá representação de Apucarana, Paranaguá e Paranavaí.
A programação terá início às 8h30 e segue até o fim da tarde. O objetivo do fórum é compartilhar experiências que podem ser adotadas em outros lugares. Além disso, o encontro pretende levantar as demandas comuns, as dificuldades que os municípios enfrentam e pedir apoio à classe política.
A primeira edição terá Londrina como anfitriã. Charles dos Santos, presidente do Consemma, destaca a importância da cidade como capital ambiental. “Se o assunto é natureza, há de se mencionar os 10% de mata nativa, fundos de vale, parques diversos e a terra simplesmente muito fértil, como parte da riqueza londrinense. Por isso, a cidade se caracteriza como verdadeira ‘capital da natureza’, que tem, em defesa dos vastos recursos, grande quantidade de ONGs, empresas de consultoria e um Conselho Municipal do Meio Ambiente extremamente atuante – o Consemma.”, relatou.
O presidente do Conselho descreve os principais pontos que explicam a qualidade ambiental do município. “Londrina possui uma beleza natural reconhecida por todos. Nossos lagos, corpos hídricos, parques, serviço de saneamento e a riqueza de fauna são exemplos de características importantes para que possamos medir a qualidade ambiental do município.”, disse. Na palestra de encerramento do evento, às dezoito horas, Charles do Santos irá apresentar e expor sua análise sobre Londrina.
A palestra magna será às 10h30, com o tema “Desafios da sustentabilidade na Agenda 2030 da ONU e o papel dos conselhos de meio ambiente”, com Silvio Barros, diretor da empresa Solução Consultoria e ex-prefeito de Maringá por dois mandatos. O palestrante possui experiência na área de sustentabilidade, como diretor da Fundação Vitória Amazônica – maior ONG ambientalista do Amazonas – e assessor da ABIH Nacional para Implantação do Programa de Responsabilidade Ambiental – Hóspede da Natureza.
Interessados em se inscrever no 1° Fórum dos Conselhos Municipais do Meio Ambiente do Estado do Paraná devem acessar o endereço da plataforma Sympla. A inscrição é gratuita. Mais informações estão disponíveis no site https://www.consemmalondrina.com.br ou pelo telefone (43) 3372-4766.