domingo, 16 de junho de 2024

Clima Tempo

Frente fria deve provocar geada nos estados do sul do País

Tags: clima, frente fria, frio, geada

A passagem de uma forte frente fria, seguida de uma massa de ar frio, vai derrubar as temperaturas e provocar chuvas intensas em grande parte do Brasil. Áreas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste serão afetadas até, pelo menos, o próximo sábado (22). Segundo meteorologistas, esta é a primeira frente fria continental que atingirá o Brasil neste ano.

Enquanto as outras frentes passam pelo oceano e, após o contato com a umidade, perdem força na influência das temperaturas, a frente fria continental é seguida de uma massa de ar vinda do extremo sul da América do Sul, entrando no continente pela Argentina, sendo, portanto, mais intensa.

Região Sul

O frio começou a atingir os três estados da Região Sul na terça-feira (18), mas se intensificou ontem (19) e hoje(20), especialmente, no sul do Paraná, planaltos sul e norte catarinenses e na região dos Aparados da Serra, com destaque para os municípios de Bom Jesus e São José dos Ausentes.

A previsão de geada na Região Sul se mantém na sexta-feira (21). Já no sábado (22), uma pequena possibilidade continua na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai (Região da Campanha e Serra do Sudeste).

Ainda no sábado, a chance de geada permanece nas áreas mais altas da divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, principalmente, no planalto sul catarinense e nos Aparados da Serra.

Na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), as temperaturas mínimas devem variar entre 8°C e 12°C entre quarta e sexta-feira.

Região Sudeste

Hoje, com a diminuição das chuvas na Região Sudeste, a previsão é de frio em boa parte do estado, cenário que se mantém na sexta, com pequena possibilidade de geada em Campos do Jordão e na Serra da Mantiqueira.

No oeste de São Paulo, a temperatura pode ficar na casa dos 9°C na sexta-feira. Já no fim de semana, as temperaturas começam a subir gradativamente.

Em Minas Gerais, o frio mais intenso vai atingir o sul do estado, o Triângulo Mineiro e a Zona da Mata. No sul, além das chuvas previstas para a região, as temperaturas vão cair mais 4°C ou 5°C de quinta para sexta. Já no sábado, as mínimas voltam a subir e as máximas seguem amenas devido à nebulosidade.

No Triângulo Mineiro, as temperaturas também vão cair para 7°C de quinta para sexta, com destaque para os municípios de Ituiutaba e Campina Verde, que terão mínima de 11°C na sexta.

Em Juiz de Fora, na região da Zona da Mata, a previsão indica queda para 3°C de quinta para sexta. Neste dia, a cidade terá máxima de 23°C e mínima de 12°C.

Em Belo Horizonte, o frio será menos intenso, com queda de, no máximo, 3°C na manhã de sexta-feira. Vale destacar que, nesta semana, o impacto será maior nas temperaturas máximas da capital mineira, caindo de 27°C na quinta para 23°C na sexta.

Na cidade do Rio de Janeiro, também chama atenção a queda das temperaturas máximas. De quarta para quinta, elas caem de 32°C para 25°C, valor que se mantém na sexta. Já a mínima cai 5°C de quinta para sexta, permanecendo em 15°C. Parte do estado também será atingido pelas chuvas.

O Espírito Santo não será muito afetado pelo frio, mas terá tempo nublado e com chuva na quinta-feira, principalmente, em Vitória. As máximas vão cair de 36°C para 30°C de quarta para quinta e para 24°C na sexta.

Região Centro-Oeste

Na Região Centro-Oeste, as temperaturas vão cair, principalmente, no sul dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e, também, na parte central do Goiás, incluindo a cidade de Goiânia.

No sul de Mato Grosso do Sul, as chuvas vão anteceder o frio, que começa na madrugada de quarta-feira. Já em Cuiabá (MT), entre quarta e sexta, as temperaturas máximas vão cair cerca de 6°C, saindo de 33°C para 27°C, enquanto as mínimas vão passar de 25°C para 19°C. No mesmo período, as máximas em Goiânia (GO) vão passar de 32°C para 27°C e as mínimas de 22°C para 18°C.

O impacto da frente fria, seguida de uma massa de ar frio, no Distrito Federal será pequeno, com queda de temperatura pouco expressiva e previsão de máxima de 28°C e mínima de 16°C na sexta-feira.

O sul dos estados de Goiás e de Mato Grosso também será afetado pelas chuvas entre quarta e quinta.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

Fonte: MAPA

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna Conexão Agro Rádio UEL Sucessão Familiar - Conexão Agro
196 - Planejamento sucessório pode evitar disputas por herança
12/06/2024

Planejamento sucessório é estratégia crucial para prevenir disputas relacionadas à herança de propriedades rurais. Confira na Coluna Conexão Agro desta semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário