sábado, 07 de setembro de 2024

Clima Tempo

Frio no Sul do BR pode ter neve

geada milho
Tags: agricultura familiar, agroindustria, agronegócio, café

A semana começou com temporais na Região Sul e a chuva ainda segue concentrada no estado de Santa Catarina e do Paraná. A umidade persiste pelo menos até a quinta-feira (18) na Região, mas com as instabilidades perdendo força, o ar frio de origem polar volta a atuar. A semana vai terminar com frio intenso, geada e até neve no Sul.

Frio intenso
A frente fria já se afasta na quinta-feira, mas com a umidade que ainda persiste na Região, e a entrada dos ventos frios de uma intensa massa de ar polar, a tendência é de uma queda bem acentuada de temperatura, que pode provocar neve ou algum outro tipo de precipitação invernal nas serras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A chance existe entre esta quinta e a madrugada da sexta-feira (19).

A chuva continua concentrada no leste e litoral do Rio Grande do Sul, no leste de Santa Catarina e na maior parte do Paraná. Será um dia de céu mais encoberto e com chuva em vários momentos nestas regiões. Por outro lado, no oeste gaúcho já não chove no decorrer do dia.

Risco de geada
A chuva perde intensidade na sexta-feira (19), mas o frio persiste. Na retaguarda da frente fria, a entrada do ar polar volta a derrubar as temperaturas no centro-sul do Brasil. O risco de geada aumenta em toda a Região Sul do Brasil, com exceção das áreas litorâneas. Até Porto Alegre pode registrar geada no começo do dia. O fenômeno pode ser registrado também no sábado (20), de forma ampla, nos três estados, com exceção apenas para as áreas litorâneas e as capitais.

Ventos fortes e mar agitado
Os ventos aumentam na Região, devido à passagem da frente fria pelo oceano e a intensificação da circulação dos ventos. O interior do Paraná e de Santa Catarina, áreas do norte, centro, sul e oeste do Rio Grande do Sul, podem ter rajadas de 40 a 60 km/h na terça-feira. A partir de quinta, as rajadas aumentam e podem chegar até 90 km/h na região do Vale do Itajaí, no litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Na sexta-feira (19), os ventos perdem intensidade, mas ainda podem ocorrer rajadas moderadas de 40 a 60 km/h na Região.

O mar também fica agitado no litoral da Região Sul, as ondas ficam entre 3,0 e 3,5m no litoral norte do Rio Grande do Sul e litoral de Santa Catarina, entre 2,5 e 3,0 nas demais áreas do litoral gaúcho, e entre 2,0 e 2,5m no litoral do Paraná.

Fonte: Climatempo

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna Conexão Agro
Coluna 204 - Congresso Brasileiro de Sementes: inovação, pesquisa e sustentabilidade
06/09/2024

A Coluna Conexão Agro traz entrevista com Fernando Henning, presidente do XXII Congresso Brasileiro de Sementes, um dos maiores e mais importantes eventos tecnico-científicos do setor de sementes. Evento vai acontecer de 10 a 13 de setembro, em Foz do Iguaçu

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário