segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Gestão e Planejamento

Gestão ambiental: estratégia de negócio importante no campo

Aumentar a produtividade, mantendo práticas sustentáveis é um desafio para o agronegócio, que tem merecido tratamento especial da gestão ambiental. A segunda edição do Ciclo de Palestras em Direito Ambiental e Agronegócio, que acontece  dia 9 de abril, a partir das 8h30, na Casa do Criador, Parque de Exposições Ney Braga, durante a 58ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina 2018), apresenta o tema, como mais uma estratégia de negócios.

O Brasil tem um grande compromisso em adotar instrumentos de regulamentação ambiental, possuindo uma das maiores redes fluviais do mundo, além de contar com a maior reserva mundial de água doce e ter o maior potencial hídrico do planeta. Cerca de 13% de toda água doce do mundo está em território brasileiro.

Não só a tecnologia é capaz de ajudar o agronegócio a aumentar a produtividade e preservar o meio ambiente, como também a gestão ambiental, a exemplo do que deverá esclarecer algumas palestras do ciclo.

No programa temas como “Desafios do Agronegócio e o Papel do Direito”, apresentado por Rafaela Aiex Parra; “Como o Direito Agrário se Aplica ao Agronegócio”, com Albenir Querubini e “Agronegócio e Direito Comercial Brasileiro: a contribuição do Projeto de Lei 487/2013”, com Rogério Alessandro de Oliveira Castro.

Durante o evento será lançado o livro “Direito Aplicado ao Agronegócio: uma abordagem multidisciplinar”, organização Rafaela Aiex Parra.

O livro trata de questões do agronegócio relacionadas aos direitos agrário, empresarial, ambiental, economia, contratos, entre outras. São artigos escritos por 28 dos melhores especialistas do Brasil.

“O livro pode ajudar, trazendo informação jurídica relevante em questões práticas, como contratos, tributos, temas atuais como Funrural e o novo mercado de cotas de reserva ambiental”, afirma a organizadora, Rafela Aiex Parra.

Entre os principais problemas enfrentados pelos produtores são as multas ambientas.

“Com o Código Ambiental esperamos que muitas dessas questões administrativas sejam resolvidas em favor do produtor. No livro temos capítulos que discutem isso, sobre o Código Florestal,  a possibilidade de conversão de multas em prestação de serviços”, conclui a organizadora.

Serviço:

Ciclo de Palestras em Direito Ambiental e Agronegócio

Quando: 9 de abril

Horário: a partir das 8h30

Onde: Casa do Criador, Parque de Exposições Ney Braga, durante a 58ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina 2018)

Inscrições:

https://www.sympla.com.br/ii-ciclo-de-palestras-em-direito-ambiental-e-agronegocio__257472

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário