segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Notícias

Giro Técnico da soja reuniu 1.300 pessoas em todo o estado

Tags: giro técnico da soja, produtores, safra

Neste ano mais uma vez a pesquisa e a extensão rural organizaram o Giro Técnico da Soja. O evento reuniu produtores, pesquisadores e extensionistas de todo o estado, entre 29 de novembro e 10 de dezembro, em toda as regiões produtoras de soja do Paraná. Durante os encontros cerca de 1.300 pessoas tiveram a oportunidade de conhecer práticas que promovem o aumento da produtividade das lavouras, maior rentabilidade dos cultivos e menor impacto ambiental para a atividade agrícola.

O Giro Técnico da Soja, promovido pelo IDR-Paraná e Embrapa-Soja, foi realizado em 17 diferentes cidades paranaenses. Um dos destaques das conversas foi a vantagem conseguida pelos produtores que adotaram o Manejo Integrado de Pragas (MIP). De acordo com Edivan José Possamai, coordenador estadual do programa Grãos Sustentáveis do IDR-Paraná, o trabalho de oito safras demonstra a possibilidade de reduzir pela metade o número de aplicações de inseticidas nas lavouras, sem perda de produtividade. Além do MIP, o Manejo Integrado de Doenças (MID), a Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) e o manejo dos solos também foram temas discutidos durante o evento. “O giro técnico é uma metodologia que permite aproximar pesquisa, extensão e agricultores, na discussão das melhores práticas agrícolas e sua implantação nas lavouras”, ressaltou Possamai.

Foram realizados 18 encontros em propriedades que são Unidades de Referência (UR) na aplicação do MIP, do MID, da FBN e do Manejo de Solos e Águas. Em todas elas os produtores contaram com a assistência contínua dos extensionistas do IDR-Paraná. A cada encontro do Giro Técnico da Soja os produtores puderam constatar que é possível reduzir o uso de insumos, sem comprometer a produtividade das lavouras. A aplicação do MIP, por exemplo, já demonstrou, em safras anteriores que é possível reduzir pela metade o uso de inseticidas. O MID, por sua vez, diminui em até 35% o uso de fungicidas segundo os extensionistas. Ambas as práticas racionalizam o uso de insumos na propriedade e resultam em menos poluição por agrotóxicos. Soma-se a essa redução dos custos o aumento da produtividade obtido pela Fixação Biológica de Nitrogênio. Alguns produtores observaram um aumento de 7,5% na produtividade de soja com a adoção da FBN.

 

Fonte: IDR-PR

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Pod cast 210 - Empresa aposta na transformação digital para aprimorar melhoramento genético de plantas 16/10/2024
16/10/2024

Há 23 anos atuando com genética de plantas, empresa de Cambé aposta na transformação digital. Confira reportagem no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário