quinta-feira, 13 de junho de 2024

Clima Tempo

Grande incidência de raios acende alerta no portuário

Tags: clima, tecnologia

O período chuvoso só está começando e apenas durante o mês de setembro, foram registrados mais de 3,5 milhões de raios no Brasil de acordo com um levantamento feito pela Climatempo. Já o número de descargas atmosféricas, que não chegam a se conectar ao solo, ultrapassou os impressionantes 8 milhões de registros.

Apesar da grande quantidade de raios computados no último mês, a informação não surpreende, pois o Brasil é o país com a maior incidência de raios no mundo, ultrapassando 70 milhões de registros anualmente. Fato que preocupa os setores impactados pelas condições atmosféricas, como o setor portuário, que possui grande parte de suas operações a céu aberto, sendo altamente sensível às condições de tempo e clima.

Anualmente, os prejuízos ocasionados pela ocorrência de raios chegam à casa do bilhão. No setor portuário, os raios representam risco principalmente aos funcionários que operam a céu aberto e também à integridade dos equipamentos utilizados. Além disso, a interrupção das operações devido ao fenômeno, os prejuízos se elevam ainda mais.

O uso de plataformas de monitoramento de raios contribuem para a segurança e otimização das operações, informação que foi comprovada recentemente através de uma pesquisa feita com mais de 100 clientes da Climatempo. Cerca de 98% dos entrevistados informaram que sua operação se tornou mais segura com a utilização do SMAC, o Sistema de Monitoramento e Alertas Climatempo, onde são enviados alertas georreferenciados e com antecedência para raios, chuva forte e vento forte.

Além da segurança, cerca de 80% dos clientes pesquisados também apontaram que houve redução na quantidade diária de horas paradas devido à otimização da operação. Pois além de enviar o alerta, a Climatempo também informa quando as condições estão seguras para o retorno da operação, permitindo a volta do trabalho no momento certo.

O período chuvoso está apenas começando e é de extrema importância a utilização de informações meteorológicas personalizadas de acordo com cada operação, para mitigar os efeitos do clima e do tempo severo.

Fonte: Climatempo

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna Conexão Agro Rádio UEL Sucessão Familiar - Conexão Agro
196 - Planejamento sucessório pode evitar disputas por herança
12/06/2024

Planejamento sucessório é estratégia crucial para prevenir disputas relacionadas à herança de propriedades rurais. Confira na Coluna Conexão Agro desta semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário