segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Agricultura de Precisão

Concluída reforma da Granja Canguiri que vai abrigar Escola Agrícola 4.0

Tags: escola agrícola 4.0, granja canguiri, reforma

O Governo do Estado concluiu as obras de reparos na Granja Canguiri para dar início à implantação da Escola Agrícola 4.0. Cumprindo uma promessa de campanha do governador Carlos Massa Ratinho Junior, a antiga residência oficial dos chefes do Executivo estadual está sendo readequada para abrigar o projeto-piloto que prevê a modernização do ensino técnico agrícola do Paraná.

A reforma foi coordenada pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) e contemplou serviços de reparos e pintura no pórtico, na guarita, na casa de apoio e na antes casa do governador, além de melhorias na sala de informática, na caixa d’água e na passarela do Parque da Ciência Newton Freire Maia. O investimento foi de R$ 482 mil.

Esta foi a primeira etapa de readequação do imóvel, localizado em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Com uma área de 27 mil metros quadrados, a estrutura vai servir de suporte para as atividades do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Newton Freire Maia, que fica no mesmo terreno. Nos arredores também estão localizados o Parque da Ciência e o Centro Estadual de Referência em Agroecologia, braço do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).

De acordo com o diretor do CEEP Newton Freire Maia, Edson Blum, a primeira reforma foi necessária para dar mais segurança às atividades já para o próximo ano letivo, pois o imóvel ficou muito tempo sem utilização. Para o início de 2022, o Fundepar deve abrir a licitação para um projeto maior, que prevê a instalação de painéis fotovoltaicos, de um sistema de captação e reutilização da água da chuva, novas estufas e obras de ampliação do colégio para atender mais alunos.

CENTRO DE TECNOLOGIA – O projeto da Escola Agrícola 4.0 prevê a inclusão de disciplinas voltadas para a área tecnológica e de sustentabilidade, tornando o Newton Freire Maia o primeiro Centro de Tecnologia do Estado (Cetec). A unidade funcionará como um laboratório de práticas que podem ser replicadas nos outros colégios agrícolas do Paraná.

“Estamos bem animados com a expectativa de modernizar o ensino. Uma outra etapa, após os projetos de reforma, é equipar os outros 18 colégios agrícolas para viabilizar um ensino 4.0. Todos contaríamos com um portfólio básico de equipamentos, com drones, GPS, impressora 3D e equipamentos mais sofisticados para acompanhar a revolução tecnológica que também ocorre no campo”, explicou Blum.

O CEEP Newton Freire Maia conta atualmente com cerca de 550 alunos de 26 municípios da Região Metropolitana de Curitiba e do Litoral. Entre estes, 150 são internos – os estudantes que vêm de cidades mais distantes e ficam no local no regime de internato. O colégio oferece formação técnica em Meio Ambiente, Agropecuária e Sistemas de Energias Renováveis.

Fonte: AEN-PR

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Pod cast 210 - Empresa aposta na transformação digital para aprimorar melhoramento genético de plantas 16/10/2024
16/10/2024

Há 23 anos atuando com genética de plantas, empresa de Cambé aposta na transformação digital. Confira reportagem no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário