segunda-feira, 24 de junho de 2024

Meio Ambiente

Grupo Maringá promove a Semana do Meio Ambiente em Jacarezinho (PR) e Itapeva (SP)

Tags: ações ambientais, grupo maringá, palestras, semana do meio ambiente

A sustentabilidade é uma premissa central na estratégia do Grupo Maringá, que busca continuamente assegurar alinhamento de suas atividades com as melhores práticas ambientais na Usina Jacarezinho, produtora de açúcar, etanol, levedura e bionergia a partir da cana-de-açúcar no norte do Paraná, e na Maringá Ferro-Liga, que produz ferroligas de manganês em Itapeva (SP).

Para estimular a conscientização sobre a importância do cuidado com a natureza e a preservação dos recursos naturais, o grupo promoveu a Semana do Meio Ambiente, uma campanha voltada aos colaboradores e comunidades próximas às operações.

Com o tema “Negócios sustentáveis, futuro próspero: alcançando os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS)”, a campanha teve início no Dia do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. Na programação oficial, entre várias iniciativas em conformidade com a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), foi realizada uma palestra intitulada “Meio Ambiente e Estratégia Sustentável”, ministradas por gerentes da Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e do Escritório de Estratégia e Gestão das unidades.

“Nesta campanha, buscamos compartilhar a conexão da nossa estratégia com a sustentabilidade, com ênfase na dimensão ambiental, especialmente à eficiência energética, mudanças climáticas e práticas agrícolas/florestais.”, pontua o gerente de Controladoria e do Escritório de Estratégia e Gestão, Adriano Bertoldo Alves. “Com a campanha, além da conscientização, queremos evidenciar o compromisso e mostrar a importância das práticas sustentáveis e sociais nas operações do Grupo e como as nossas empresas podem contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, afirma a gerente de Qualidade, Segurança e Meio Ambiente, Márcia Gusi.

Nesta semana dedicada ao meio ambiente, foram anunciadas diversas ações em prol da sustentabilidade, entre elas, o projeto de lacre. Essa iniciativa, que segue o ODS número 10, busca arrecadar lacres de latinhas de alumínio, convertidos em recursos financeiros para a aquisição de cadeiras de rodas. Essas cadeiras serão destinadas a hospitais e instituições que atendem pessoas com mobilidade reduzida, garantindo maior acessibilidade, inclusão e qualidade de vida. O Grupo Maringá, por meio do programa, demonstra seu comprometimento com o bem-estar social e a preservação do meio ambiente.

Para encerrar a semana em linha com os ODSs, o grupo promoveu apresentações de projetos financiados em seus negócios. Na Usina Jacarezinho, esteve presente o projeto Guri, um programa do Governo do Estado de São Paulo, administrado pela Santa Marcelina, por meio de um contrato de gestão com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Essa iniciativa é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura e busca oferecer oportunidades no campo da música. Já na Maringá Ferro-Liga, o projeto Usina da Dança foi a atração principal. Realizada pela Associação de Arte, Cultura e Esporte de Ribeirão Preto (AACE), esse projeto é desenvolvido por meio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC) e tem o intuito de usar a dança como uma forma de expressão artística. O Grupo Maringá, ao patrocinar esses projetos, reafirma seu compromisso em promover o desenvolvimento cultural e social.

Ações em Jacarezinho

Em paralelo com o ODS 12, de consumo e produção responsável, como forma de reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso até 2030, o destaque foi um jardim vertical ecológico. Os vasos foram substituídos por garrafas PET, arrecadadas entre os colaboradores da Usina Jacarezinho. Disponível em dois pontos da empresa, cada uma delas simboliza uma ação relacionada aos objetivos sustentáveis, tais como a preservação de mais de doi mil hectares de vegetação nativa, entre reserva legal e área de preservação permanente, além do estudo de balanço hídrico, com foco na redução de consumo de água.

O objetivo foi fomentar educação socioambiental, reciclagem e incentivo à saúde e ao bem-estar, além de ofertar orientações sobre jardinagem, preparação de solo, substratos e compostagem orgânica. As garrafas não utilizadas na ação foram destinadas à Cooperativa dos Coletores de Resíduos Sólidos Recicláveis de Jacarezinho (Coopercicla).

Ações em Itapeva

Desta vez, também alinhado ao ODS 6, realizou-se uma ação para promover a conscientização da população local e a preservação do rio. A Maringá Ferro Liga, em parceria com a Polícia Ambiental e a Secretaria de Meio Ambiente de Itapeva, instalou uma Barreira Ecológica no Rio Taquari, que margeia a usina e banha parte do Estado de São Paulo.

Feita com garrafas PET, também arrecadadas pelos colaboradores e pelas Cooperativas Santa Maria e Coopersel, cordas e redes, com amarração de ponta a ponta, a barreira retém resíduos que foram descartados de forma inadequada no rio. Essa é uma forma de conscientização da população sobre a correta destinação de resíduos, bem como a preservação dos rios.
“Ao integrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em nossas ações, nos tornamos não apenas agentes de mudança, mas também catalisadoras de um futuro sustentável para todos”, encerra o gerente da Qualidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente, João Paulo Pantaleão.

 

Sobre o Grupo Maringá

O Grupo Maringá atua nos setores sucroenergético, produzindo açúcar, etanol, levedura e energia e no setor siderúrgico, fabricando ferro-liga de manganês. Com 75 anos de tradição, a Usina Jacarezinho e, agora, a Maringá Energia, trabalham de forma integrada para fornecer alimento e energia limpa e renovável aos mercados nacional e internacional.

Na siderurgia, o Grupo atua há mais de 40 anos, produzindo ferroligas de manganês de alto padrão, matéria-prima essencial para a fabricação de aço, por meio da Maringá Ferro-Liga S/A, localizada em Itapeva (SP).

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna 197 - IAT conclui adequações na regulamentação da suinocultura
19/06/2024

Coluna Conexão Agro na UEL FM destaca a proposta de adequações na regulamentação da suinocultura no Paraná preparada pelo IAT e o novo Plano Safra, que será anunciado na próxima semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário