sexta-feira, 14 de junho de 2024

Notícias

IDR-Paraná lança aplicativo com atlas climático do Paraná

Tags: atlas climático, clima, IDR-Paraná, Meteorologia

Com 188 mapas, o ClimAtlas-19 apresenta as normais de chuvas, temperatura máxima e mínima, radiação, insolação, vento e evapotranspiração obtidas em estações meteorológicas do IDR-Paraná e do Simepar

O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater) lança o aplicativo ClimAtlas-19, que já pode ser baixado gratuitamente na Apple Store e no Google Play.

“Variáveis climáticas influenciam a dinâmica da produção agropecuária e até a formação de preços no mercado, seu acompanhamento é importante para o processo de decisões em todos os elos das cadeias produtivas”, afirma o pesquisador Pablo Ricardo Nitsche.

Com 188 mapas, o ClimAtlas-19 apresenta as normais de chuvas, temperatura máxima e mínima, radiação, insolação, vento e evapotranspiração obtidas em estações meteorológicas do IDR-Paraná e do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). “As informações estão organizadas em escala de tempo anual, mensal e trimestral, nesse último caso para simular as estações do ano”, explica Nitsche.

“Normais” é como os meteorologistas denominam o conjunto de dados médios coletados por um período mínimo de 30 anos. “Algumas estações meteorológicas do IDR-Paraná operam há bem mais que três décadas, como, por exemplo, a unidade de Irati, onde as informações são coletadas desde 1963”, explica o pesquisador Pablo Ricardo Nitsche.

O aplicativo ClimAtlas-19 é a versão para smartphones do Atlas Climático do Estado do Paraná, que teve sua última atualização publicada em 2019 e está disponível AQUI também em formato PDF.

Juntamente com Nitsche, são autores da obra os pesquisadores Paulo Henrique Caramori, Wilian da Silva Ricce e Larissa Fernandes Dias Pinto.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna Conexão Agro Rádio UEL Sucessão Familiar - Conexão Agro
196 - Planejamento sucessório pode evitar disputas por herança
12/06/2024

Planejamento sucessório é estratégia crucial para prevenir disputas relacionadas à herança de propriedades rurais. Confira na Coluna Conexão Agro desta semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário