quinta-feira, 13 de junho de 2024

Notícias

Indústria de sucos da Integrada renova certificação de qualidade e segurança alimentar de sucos

Tags: Cooperativa Integrada, Cooperativismo, qualidade, segurança alimentar

Pelo segundo ano consecutivo, a UIS – Unidade Industrial de Sucos da Integrada, localizada em Uraí (PR) é certificada pela norma IFS Food sendo uma das normas reconhecidas pelo GFSI – Global Food Safety Initiative, com o foco em qualidade e segurança de alimentos.

A auditoria de re-certificação foi realizada entre os dias 7 e 8 de novembro de 2022, onde a indústria de suco obteve a pontuação de 98,99% de conformidade, em uma escala de 100 pontos, demonstrando uma evolução comparado ao ano anterior onde tivemos um score de 95,72%.

“Aumentamos a nossa nota em relação a certificação passada devido, principalmente, a uma melhoria contínua de nossos processos, aprimorando nossas rotinas, controles, registros e documentações através da conscientização constante dos nossos colaboradores”, explica a supervisora de qualidade da UIS, Fernanda Rafaela Zamariano.

A IFS Food é uma norma reconhecida internacionalmente e tem como objetivo garantir a segurança dos alimentos produzidos e a qualidade dos processos utilizados em toda cadeia produtiva.

A certificação garante transparência aos nossos clientes e consumidores e abertura para novos mercados.

O superintendente Industrial e de Operações da Integrada, Igor Beno Bourscheidt, destacou a busca constante pela excelência dos processos industriais.

“Com a re-certificação a indústria demonstra todo seu compromisso com a qualidade em seus processos, garantindo aos seus clientes produtos com a mais alta qualidade, e aos nossos cooperados a garantia de fornecimento da matéria prima para se manter em um mercado extremamente competitivo. Essa combinação agrega maior valor na produção dos nossos associados”, conclui Bourscheidt.

Sobre a UIS

Em julho de 2023, a Unidade Industrial de Sucos da Integrada (UIS) completa 10 anos de operações. Inaugurada em 2013 no município de Uraí (PR), a indústria processa a produção de laranja dos cooperados. Além do suco concentrado, a UIS fabrica produtos derivados da laranja, como o D’Limoneno, utilizado na indústria química e como matéria-prima para o PotentSmart, o adjuvante da Integrada.

Atualmente a UIS produz, por ano, 3.000 toneladas de suco concentrado, que é destinado ao mercado internacional, em todos os continentes do mundo. A capacidade plena de produção é quase três vezes maior, podendo extrair aproximadamente 9.000 toneladas de suco, anualmente.

O Projeto Sucos foi elaborado para oferecer diversificação de produção e renda aos cooperados, e hoje se transformou num grande negócio, em um mercado considerado sem fronteiras, podendo envolver todos os associados da Integrada.

Como forma de incentivar os cooperados e também agricultores não cooperados, a Integrada tem promovido encontros técnicos para demonstrar a viabilidade de aumentar a área de plantio de citrus e também de implementar a cultura nas áreas que hoje são destinadas exclusivamente aos grãos.

O engenheiro agrônomo Fernando Agudo explica as vantagens de se investir no mercado de citrus. Por ser uma cultura perene, o plantio pode ser realizado em qualquer época do ano. A Integrada oferece todo o suporte, desde visitação nas áreas para avaliação técnica, escolha dos melhores espaçamentos para o plantio, além de incentivos como permuta de mudas, garantia de 100% da entrega e assistência técnica constante.

“O custo com as mudas da laranja representa 70% do custo total de plantio. Por isso, a cooperativa oferece a permuta destas mudas, com três anos de carência e mais três anos para o pagamento total. Sem falar que todo o apoio será dado para que haja sucesso na produção”, afirma Fernando Agudo.

A Integrada mantém assistência técnica exclusiva para o citrus nas principais regiões produtoras, ou seja, de Londrina até Mauá da Serra, em Assaí e região com o agrônomo Carlos Aravechia, e de Uraí, passando por Cornélio Procópio até Bandeirantes com o agrônomo Everton Schreider. Atualmente estas regiões somam 2.200 hectares de laranja, com 98 cooperados fornecendo para a UIS.

“Nossa intenção é atrair novos produtores, sejam associados ou ainda não, para ocuparmos 5 mil hectares de laranja nas regiões indicadas para o plantio. Por isso estamos realizando encontros periódicos no campo, para levar conhecimento aos agricultores que desejam investir na diversificação e demonstrar que a cultura não é complicada ou bicho de sete cabeças”, explica Fernando.

 

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna Conexão Agro Rádio UEL Sucessão Familiar - Conexão Agro
196 - Planejamento sucessório pode evitar disputas por herança
12/06/2024

Planejamento sucessório é estratégia crucial para prevenir disputas relacionadas à herança de propriedades rurais. Confira na Coluna Conexão Agro desta semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário