sexta-feira, 14 de junho de 2024

Agricultura Familiar

Inscrições abertas para o IV Simpósio Brasileiro de Batata-doce: Desafios e Oportunidades

Tags: agricultura familiar, agroindustria, Cooperativismo, crédito

Encontram-se abertas as inscrições para o IV Simpósio Brasileiro de Batata-doce, que será realizado nos dias 13 e 14 de abril de 2023, com supervisão da Escola de Ciências Agrárias (ESAL) da Universidade Federal de Lavras (MG) e participação de instituições parceiras como a Embrapa Hortaliças (Brasília – DF). O evento terá formato híbrido, com palestras e mesas redondas presenciais e on-line, com o intuito de possibilitar a participação de um número maior de pessoas. Outra novidade será a realização de dia de campo com a exposição de diversas cultivares de batata-doce.

O simpósio contará com a presença de pesquisadores, técnicos e especialistas que discutirão diversas abordagens relacionadas à cultura, especialmente no tocante ao melhoramento genético da planta. Nesse campo, de acordo com os organizadores, destaque para os usos potenciais e os novos desafios da utilização da batata-doce na alimentação humana e animal, ornamental e no processamento industrial, a partir do desenvolvimento de cultivares com características superiores para atender esses nichos. Os resultados obtidos com as pesquisas nessas áreas serão objeto de palestras, mesa-redonda e minicurso que contarão com a participação de professores, pesquisadores, estudantes, técnicos e produtores.

Para a pesquisadora Larissa Vendrame, que coordena as pesquisas de melhoramento genético de batata-doce na Embrapa Hortaliças e faz parte da comissão organizadora do simpósio, a programação procurou dar sequência aos assuntos contemplados na última edição e apresentar as inovações tecnológicas resultantes dos trabalhos de pesquisas mais recentes, e que incluem novas cultivares com variadas aptidões.

“A batata-doce apresenta grande versatilidade de formas de uso da planta, sendo possível o seu aproveitamento da raiz às folhas. Vamos apresentar e discutir as tecnologias disponíveis para que a cadeia de valor dessa hortaliça possa explorar ao máximo o seu potencial”, pontua a pesquisadora.

Resumos

Os interessados têm até 13 de março para submeter os resumos acadêmicos. As informações e orientações estão disponível neste link. Haverá apresentações na forma oral e na forma de pôster.

Fonte: Embrapa Hortaliças

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna Conexão Agro Rádio UEL Sucessão Familiar - Conexão Agro
196 - Planejamento sucessório pode evitar disputas por herança
12/06/2024

Planejamento sucessório é estratégia crucial para prevenir disputas relacionadas à herança de propriedades rurais. Confira na Coluna Conexão Agro desta semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário