O tronco de contenção é um equipamento indispensável no manejo do gado para a segurança do homem e do animal. É utilizado para inseminação artificial, castração, identificação, casqueamento, vacinação e vermifugação. Conhecido também por brete, evoluiu para um sistema controlado remotamente. O primeiro do mundo, desenvolvido por uma empresa de Cambé (PR). A automação integra o conceito de IoT (internet das coisas) ao processo de pesagens.
A Açôres Troncos e Balanças é uma das empresas que apresentarão novidades na ExopoLondrina 2019, que acontece de 5 a 14 de abril, no Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina (PR).
Sem fios, as duas barras de pesagem inteligentes instaladas na estrutura conectam-se diretamente com computadores, tablets, smartvs ou smartphones, por meio do aplicativo ACR Manejo Control. O processo batizado de BPB 085 IOT Connection dispensa o uso de balança eletrônica e leva o controle de desempenho para a palma das mãos.
“Teremos dois modelos do BPB 085 IOT Connection, um com as duas barras de pesagem inteligentes e outro com apenas uma, que será conectada à outra por um fio. Essa tecnologia, inclusive, permitiu baratear o custo do tronco de contenção”, explica Gabriel Hauly, diretor da Açôres Balanças e Troncos.
Mesmo com o novo dispositivo, a empresa continua fornecendo as balanças eletrônicas de produção própria ACR HEAVY DUTY e ACR HEAVY DUTY FULL, resistentes a água e impactos de qualquer tipo e que suportam 1,5 milhão de pesagens para elaboração de relatórios completos.
Os troncos de contenção da Açôres saem de fábrica totalmente automatizados, mas os modelos antigos também podem ser adaptados. Além da IoT, os equipamentos passaram a incorporar funcionamento eletro-hidráulico, controle remoto ou braço articulado que gira em 180º.
A linha Premium III e Americano Premium III são indicadas a pecuaristas que possuem rebanho de até 5.000 cabeças. “Com a automatização dos equipamentos, é possível manejar 120 animais por hora ou mais”, garante Hauly.
A Açôres é uma empresa familiar, que está na terceira geração, fundada em 1956, em Cambé. Possui filiais em Santa Inês, no Maranhão (MA); Várzea Grande (MT), Campo Grande (MS) e Goiânia (GO), além de representação e assistência técnica em todo país. América Latina, África e Europa são mercados de exportação da Açôres, que também vende tecnologia de ponta para os Estados Unidos.