quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Logística

Investimento triplicará embarque de grãos no Porto de Paranaguá

Investimento no cais Oeste do Porto de Paranaguá de R$ 177,6 milhões triplicará a capacidade de exportação de grãos e aumentará a competitividade dos produtos paranaenses e brasileiros, em especial a produção dos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Paraguai.
O início das obras já foi autorizado e será custeado com recursos próprios da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e compreende a modernização dos berços de atracação 201 e 202 e a ampliação do 201.
De acordo com o superintendente da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Nelson Costa, a ampliação do cais vai melhorar o escoamento da produção.
“O porto vem em uma crescente de investimentos nos últimos anos, o que ajuda os produtores a trazerem os produtos do interior sem  fila de caminhões nem de navios. Isso reduz o custo de logística, que vai diminuir ainda mais com este novo investimento”, afirmou.

CRONOGRAMA – O prazo de execução da obra é de 18 meses e será realizado pela empresa vencedora da licitação, o Consórcio B201 (Tucumann e TMSA).

O projeto consiste no prolongamento de 100 metros da estrutura civil do berço de atracação 201 e modernização das estruturas dos berços 201 e 202, o que possibilitará o aprofundamento do nível de dragagem para 13,70 metros.

A proposta também prevê a substituição de toda estrutura eletromecânica, incluindo dois novos carregadores de navios de 2.000 toneladas/hora – hoje operando com 1000 toneladas/hora e 1.500 toneladas/hora.

As reformas incluirão reforço estrutural, instalação de passarela de pedestres, troca de defensas, espaçadores metálicos, e a instalação de novo dolfim (coluna) de amarração de navios.

MAIS CAPACIDADE – O diretor-presidente da Appa, Lourenço Fregonese, afirmou que as obras de ampliação e melhorias do cais Oeste do Porto de Paranaguá respondem a um desejo antigo da comunidade portuária.

“São 28 anos de espera. Desde 1990 já foram elaboradas três versões do projeto”, explicou.

O prolongamento em 100 metros do berço 201, no extremo Oeste do porto, permitirá a atracação no local de navios de grande porte. Com isso, a capacidade anual de movimentação de carga do berço aumentará dos atuais 2 milhões de toneladas de grãos para 6,5 milhões de toneladas.

Lourenço Fregonese explicou que todo projeto atende os requisitos do Plano Ambiental de Construção (PAC).

“O PAC apresenta todos os elementos diretamente envolvidos no processo construtivo da obra, de acordo com a legislação ambiental vigente. Fizemos tudo visando o desenvolvimento das atividades, racionalização de custos, mas sem prejuízos ao meio ambiente”, enfatiza Fregonese.
Segundo  o diretor-presidente, as mudanças trarão mais agilidade nas operações do porto e a possibilidade de atracação de navios maiores e mais pesados, de até 80 mil toneladas de porte bruto (TPB).

FÔLEGO – A obra também dará um fôlego extra ao setor Leste do Porto de Paranaguá, que está sobrecarregado e não pode mais ser ampliado.

De acordo com o projeto apresentado pela Appa, o setor Leste já vem trabalhando com demanda reprimida, principalmente em relação a graneis sólidos vegetais, e está próximo ao seu limite logístico e operacional. Com a ampliação do cais Oeste, a movimentação de cargas será triplicada, descongestionando o setor Leste, e abrindo novas alternativas de escoamento para o agronegócio do Estado do Paraná.
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