sexta-feira, 14 de junho de 2024

Avicultura

Levantamento dos custos de aves e suínos começa em outubro

Tags: agricultura familiar

Como vai à produção de aves e/ou suínos na sua região? Conhecer os próprios números é fundamental para tomar decisões em relação ao negócio. É por isso que o Sistema FAEP/SENAR-PR realiza, há vários anos, o levantamento dos custos de produção de aves e suínos no Paraná, a partir de coletar dados reais destas atividades nas principais regiões produtoras. Esse trabalho serve para nortear as decisões do produtor e subsidiar a entidade com informações a respeito desses dois setores, de modo que possa apontar ações em sintonia com a realidade do campo.

“A participação dos produtores é fundamental para que esse retrato das contas dos aviários e das granjas suínas do Paraná possa ser revelado. Sabemos que hoje estes dois setores atravessam um período difícil e que apenas unindo esforços e trabalhando com dados concretos será possível mudar essa realidade”, destaca o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette.

Essa coleta de dados é feita em duas etapas: a primeira aconteceu no primeiro semestre e rodadas de reuniões do segundo semestre estão agendadas. Para os produtores de aves, os encontros acontecem entre 24 e 28 de outubro, enquanto para os suinocultores entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro. As reuniões serão de forma online, sendo que os participantes podem acessar um link direto do celular ou do computador. Ainda, os pecuaristas podem participar das reuniões indo até o sindicato rural local, que darão apoio aos eventos.

Os avicultores se reunirão conforme a região onde atuam. Já na suinocultura, o recorte se dá de acordo com o ciclo produtivo: Crechário; Unidade Produtora de Leitões Desmamados (UPD); Unidade Produtora de Leitões (UPL); Unidade Produtora de Terminados (UPT) ou Ciclo Completo.

Os participantes devem ter em mãos dados detalhados dos gastos e receitas da propriedade, como contas de água, energia elétrica, custos com combustível, holerite dos funcionários, pró-labore, além do valor recebido pelos animais na entrega dos lotes. Vale lembrar que esses documentos ficam com o proprietário, e as informações repassadas não serão compartilhadas com terceiros.

Fonte: Sistema Faep/Senar-PR

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna Conexão Agro Rádio UEL Sucessão Familiar - Conexão Agro
196 - Planejamento sucessório pode evitar disputas por herança
12/06/2024

Planejamento sucessório é estratégia crucial para prevenir disputas relacionadas à herança de propriedades rurais. Confira na Coluna Conexão Agro desta semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário