sexta-feira, 14 de junho de 2024

Destaques

Livro traz 60 abelhas-sem-ferrão relevantes para a meliponicultura no Brasil

A principal contribuição do livro é facilitar o acesso às informações sobre as abelhas-sem-ferrão relevantes para a meliponicultura

Para comemorar o Dia Mundial das Abelhas, 20 de maio, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a A.B.E.L.H.A., em colaboração com a Embrapa Meio Ambiente e pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), lança o e-book Abelhas-sem-ferrão relevantes para a meliponicultura no Brasil, de autoria dos pesquisadores Cristiano Menezes, Denise Alves, Daercio Lucena e Eduardo Almeida.

A obra reúne a coleção das fichas catalográficas de 60 espécies de abelhas sem ferrão, selecionadas a partir do Catálogo Nacional de Abelhas-Nativas-Sem-Ferrão, publicado pelo ICMBio, em função de sua relevância para a meliponicultura. As fichas, que estão disponíveis no site da A.B.E.L.H.A., foram reunidas com o objetivo de auxiliar agentes ambientais, meliponicultores e outros interessados com informações básicas e promover o manejo sustentável das abelhas sem ferrão no Brasil.

“O material é de grande importância para levar informações sobre o manejo adequado de nossas abelhas sem ferrão, especialmente para que todos possam saber mais sobre as diferentes espécies e suas características. Estamos felizes com a realização dessa obra em uma parceria da A.B.E.L.H.A. com o ICMBio e com pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente e USP”, afirma Ana Assad, diretora-executiva da A.B.E.L.H.A..

Cada ficha é composta por aspectos da biologia e do comportamento, distribuição geográfica e imagens de espécies úteis para o seu reconhecimento e identificação. Sobre a biologia e o comportamento, são apresentadas informações de características do ninho, número de abelhas que compõem as colônias, distância máxima de voo, tamanho aproximado das operárias e outros aspectos gerais obtidos da literatura científica.

A distribuição geográfica de cada espécie reproduz as informações do Catálogo Nacional de Abelhas-Nativas-Sem-Ferrão e as imagens mostram operárias preservadas a seco e alfinete, fotografadas a partir de espécimes da Coleção Entomológica “Prof. J.M.F. Camargo” (RPSP), da FFCLRP/USP. Grande parte das fichas também possui imagens de operárias vivas, que preservam sua aparência natural, e de entradas dos ninhos, outro atributo importante para o reconhecimento das espécies.

“A principal contribuição do livro é facilitar o acesso às informações sobre as abelhas sem ferrão relevantes para a meliponicultura e ajudar em sua identificação. Trata-se de uma primeira fonte de consulta para que as pessoas consigam visualizar e reconhecer as espécies presentes no ambiente e na sua criação, auxiliando com as dúvidas mais frequentes”, destaca Cristiano Menezes, pesquisador e chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) e um dos autores do e-book.

Além do compilado de fichas, a obra apresenta um capítulo assinado por Hannah Farinasso e Onildo Marini Filho, do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade do Cerrado e Restauração Ecológica (CBC/ICMBio), sobre o desenvolvimento do Catálogo Nacional de Abelhas-Nativas-Sem-Ferrão e a metodologia usada para a escolha das espécies e distribuição geográfica presentes no Catálogo.

O e-book pode ser baixado gratuitamente em formato PDF neste link AQUI.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna Conexão Agro Rádio UEL Sucessão Familiar - Conexão Agro
196 - Planejamento sucessório pode evitar disputas por herança
12/06/2024

Planejamento sucessório é estratégia crucial para prevenir disputas relacionadas à herança de propriedades rurais. Confira na Coluna Conexão Agro desta semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário