sexta-feira, 14 de junho de 2024

Empresa

Mecânica de Comunicação comemora 50 anos de atividades

Tags: assessoria de imprensa, comunicação, mecânica, relações públicas
 
Constituída em abril de 1973, a mais longeva assessoria de imprensa, comunicação estratégica e relações públicas brasileira está comemorando 50 anos de atividades nos mercados interno e internacional.

A Mecânica de Comunicação Estratégica, com sede em São Paulo, foi criada pelos jornalistas Enio Campoi, seu atual sócio-diretor, José Mauro Ribeiro Lobo e Eduardo Jardim, e que teve também, como sócia, a empresária Cleide Bononi Campoi, com o propósito de atender a uma lacuna existente no mercado da comunicação na época.

Três meses após sua constituição, a Mecânica de Comunicação já estava atuando internacionalmente, criando um pool de empresas para patrocinar a ida de um grupo de publicações de vários Estados para cobrir a Brazil Export, em Bruxelas, cujos resultados foram considerados excepcionais pelos empresários.

Embora uma “assessoria boutique”, a Mecânica de Comunicação Estratégica já nasceu com a ousadia para atender grandes clientes, como Fiat Automóveis, Cofap, Grupo Ultra, Mangels, Ministério do Planejamento, Bayer do Brasil, Mercedes Benz, International Caminhões, Ford, Cummins, Cia Antarctica Paulista, Tubos Tigre, dentre outras empresas de porte, nacionais ou multinacionais. Muitas delas, com quase 30 anos de atendimento contínuo.

Ao longo dos primeiros anos, introduziu serviços inéditos, como media training, sistemas eletrônicos de transmissão de notícias e fotos, uma rede de assessorias parceiras em 14 estados brasileiros e na Argentina, nos primórdios da computação. Realizou diversas ações midiáticas internacionais para suas clientes Bayer, Fiat, Transbrasil, Cummins, Zeiss, John Deere e International Caminhões.

Organizou dezenas de eventos de grande e médio portes, com destaque para quatro: inauguração de um complexo industrial da Ultrafértil em Cubatão, composto por sete fábricas de fertilizantes, com a presença de quatro presidentes e ex-presidentes da República e mil autoridades nacionais e internacionais; viagem de jornalistas ao Salão Aéreo de Le Bourget, na França e, ato contínuo, visita à fábrica da Boeing, em Seattle, para receber os mais modernos (na época) aparelhos widebody adquiridos pela Transbrasil, com a participação de mais de quase duas centenas de convidados VIP, incluindo a imprensa do Brasil.

Outro destacado evento foi o da excursão do coral da Bayer alemã ao Brasil, composto por 200 cantores, acompanhado pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, na capital gaúcha, em São Paulo e Brasília, e pela Orquestra Sinfônica Brasileira no Rio de Janeiro, em duas audições, uma delas transmitida pela TV Globo.

Para a Cia Antarctica Paulista, organizou a cobertura jornalística da segunda viagem do Brasil ao Polo Sul, no navio Barão de Teffé da Marinha brasileira, enviando notícias sobre o roteiro e produzindo, em parceria com a TV Bandeirantes, um documentário exibido pela emissora após o final da excursão. Na edição anterior, produzimos um “livro de bordo da primeira expedição brasileira à Antártica”, patrocinado pela cervejaria e entregue a altas autoridades, entidades, escolas e outros públicos interessados nesse notável empreendimento brasileiro.

Um destaque especial foi mobilizar mais de mil operários têxteis de vários Estados, para se deslocarem até Brasília e fazer manifestação no Congresso contra a importação de roupas da Ásia a preços vis, numa ação que empreendemos para a ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil.

Outras notáveis ações foram realizadas para as montadoras Scania, Mercedes Benz, Volkswagen, Ford, International Caminhões e Fiat, desde lançamentos de produtos até inaugurações de unidades industriais ou participação nas competições de Fórmula 1.

No campo de cobertura de feiras e exposições, a Mecânica de Comunicação Estratégica já coordenou a assessoria de imprensa do Salão do Automóvel, Expobus, Equipotel, M&T Expo, Agrishow (25 anos continuadamente), Congresso ANDAV, e outras, além de Congressos como o da ABAG (agronegócios), ANDA (fertilizantes), Direito do Agro.

A Mecânica de Comunicação, embora continue se classificando como “assessoria  boutique”, tem muito sucesso a comemorar, pois, sem competência de sua equipe profissional, alinhamento com os clientes, compliance e muita criatividade, não teria conseguido chegar tão longe. Talvez, é a empresa do setor que mais tempo sobreviveu a um país de economia inconstante, passando por crises, planos e regimes políticos distintos, mas sempre reconhecida como parceira, assertiva e ética,  pela imprensa, clientes e outros stakeholders de seu relacionamento.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna Conexão Agro Rádio UEL Sucessão Familiar - Conexão Agro
196 - Planejamento sucessório pode evitar disputas por herança
12/06/2024

Planejamento sucessório é estratégia crucial para prevenir disputas relacionadas à herança de propriedades rurais. Confira na Coluna Conexão Agro desta semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário