segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Agronegócio

Ministério da Agricultura começa a fazer a transição de governo

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) deu início nesta segunda-feira (12) ao processo de transição entre o governo do presidente Michel Temer e o do presidente eleito, Jair Bolsonaro.

A primeira reunião foi realizada entre o secretário-executivo do Mapa, Eumar Novacki, e a futura ministra da Agricultura, Tereza Cristina, na sede do ministério em Brasília.

O secretário-executivo apresentou à futura ministra os programas desenvolvidos durante a gestão Blairo Maggi como o Agro+ – programa de desburocratização e modernização da gestão- o selo Agro+ Integridade, que estimula às empresas do setor a implantar programas de compliance e o programa de monitoramento que usa ferramentas inteligentes de gestão que controlam orçamento, recomendações de órgãos de controle, painéis, multas e pessoal.

Nesta terça-feira (13), Tereza Cristina terá uma reunião com o ministro Blairo Maggi para discutir as prioridades do setor. Novacki, responsável por coordenar a transição do atual governo, garante que tudo será feito com muita tranquilidade e transparência.

A futura ministra também terá encontro com o presidente eleito, Jair Bolsonaro, nesta terça-feira, às 11h, no Centro Cultural Banco do Brasil. Depois da conversa que pode definir questões como a integração de áreas – Pesca e Agricultura Familiar – à sua pasta, além de estratégias para garantir maior segurança jurídica aos produtores brasileiros, Tereza Cristina vai almoçar com integrantes da Frente Parlamentar Agropecuária da Câmara.

Assessores da futura ministra organizam entrevista coletiva à imprensa para as 15h desta terça-feira.

Tereza Cristina também aguarda a indicação de Bolsonaro sobre o nome para o Meio Ambiente que terá de trabalhar em consonância com a Agricultura. O presidente eleito disse nas redes sociais que escolherá o novo comando da pasta, e o anúncio deverá ser feito esta semana.

Bolsonaro também alertou que não aceitará intervenção de interesses de organizações internacionais e cobrará trabalho “de verdade” e não “por interesse”. O capitão da reserva também afirmou que vai implantar turismo em unidades de conservação de forma não só a preservar o meio ambiente, mas também de gerar renda.

Há cerca de duas semanas, a bancada ruralista no Congresso anunciou que seria responsável por indicar o nome para a pasta. (As informações são do Mapa e Agência Brasil)

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário