sábado, 07 de setembro de 2024

Destaques

Luto: morre Paulo Cesar Sentelhas, pesquisador da Esalq/USP

Tags: agrometeorologia, Esalq/USP, pesquisador

Paulo César Sentelhas, pesquisador e professor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP) e CTO da Agrymet faleceu ontem (21), após 50 dias de internação. Sentelhas estava internado desde o dia 3 de agosto, em tratamento da Covid-19. Segundo informações da filha de Sentelhas, Bárbara Sentelhas, ao Notícias Agrícolas, o pesquisador estava internado em uma Unidade de Terapia Intesiva (UTI), mas não resistiu às sequelas da doença, falecendo na tarde de ontem.

A equipe do Conexão Agro lamenta, profundamente, o falecimento de Paulo Sentelhas e agradece a parceria que fez com o profissional em 2019, quando ele gentilmente veio a Londrina, a convite deste portal de notícias, para participar como palestrante do 2º Conexão Agro e discorrer sobre os impactos das mudanças climáticas na agricultura.

Segundo a Esalq/USP, o velório é restrito aos familiares e está sendo realizado nesta quarta-feira (22), das 8h às 12h, no Parque da Ressurreição, em Piracicaba (SP).

Veja neste link o vídeo do 2º Conexão Agro, em que Paulo Sentelhas participou como palestrante

Equipe do Conexão Agro ao lado do pesquisador Paulo Sentelhas (primeiro da direita)

Paulo Cesar Sentelhas era formado em Engenharia Agronômica pela Universidade de Espírito Santo do Pinhal (UNIPINHAL) – Faculdade de Agronomia e Zootecnia Manoel Carlos Gonçalves (1987). Fez mestrado em Agronomia (Agrometeorologia), 1992, e doutorado em Agronomia (Irrigação e Drenagem), 1998, ambos pela Esalq. Fez pós-doutorado na Universidade de Guelph, no Canadá, de março de 2003 a outubro de 2004, e no consórcio Universidade de Guelph – Weather Innovations Incorporated em 2008, onde atuou como pesquisador visitante. Obteve o título de Livre-Docente em Agrometeorologia na Esalq em dezembro de 2004. Atuou como pesquisador no IPMET/UNESP (1988-1994) e no IAC (1994-1996). Desde março de 1996 era professor da Esalq e ocupava atualmente o cargo de Professor Titular da área de Agrometeorologia.

Foi secretário da Sociedade Brasileira de Agrometeorologia de 1995 a 1997 e de 2001 a 2003 e seu presidente no biênio 2005-2007, quando também atuou como presidente da Federação Latinoamericana de Agrometeorologia.

Tinha atuação destacada na área de Agronomia, com ênfase em Agrometeorologia. Como docente, lecionava na graduação as disciplinas Meteorologia Agrícola e Agrometeorologia Aplicada e, na pós-graduação, a disciplina Agrometeorologia e Doenças de Plantas.

De 2013 a 2015 foi Editor Científico da revista Scientia Agricola, Esalq, sendo a partir de Julho de 2015 o Editor-Chefe da mesma. Atuava como Editor Associado da International Journal of Biometeorology (ISBM – Springer) e como membro dos comitês editorias da Italian Journal of Agrometeorology (SIA, Itália), International Journal of Plant production (IJPO – Springer), Applied Sciences (Springer) e AgriScientia (Univ. de Córdoba, Argentina). De 2005 a 2013 atuou como representante do Brasil junto ao Grupo de Especialistas em Agrometeorologia da Organização Mundial de Meteorologia (OMM-ONU). Era membro da SBAgro (Sociedade Brasileira de Agrometeorologia) e da INSAM (International Society of Agricultural Meteorology). De 2012 a 2016 foi membro do Comitê Julgador do Mumm Award da OMM e de 2014 a 2016 do juri do Environmental Respect Award da DuPont-Brasil. Em 2019 recebeu o Prêmio Sergio Westphalen da SBAgro como reconhecimento por suas contribuições para a área de Agrometeorologia do Brasil.

Doze vezes professor homenageado pelas Turmas de Engenharia Agronômica, autor de 224 artigos, orientador de 30 mestres e 28 doutores e 5 pós-doutorandos e 90 graduandos. Casado, pai de três filhas, tendo cultivado uma legião de amigos ao longo de sua vida.

Fonte: com informações da Esalq/USP

 

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna Conexão Agro
Coluna 204 - Congresso Brasileiro de Sementes: inovação, pesquisa e sustentabilidade
06/09/2024

A Coluna Conexão Agro traz entrevista com Fernando Henning, presidente do XXII Congresso Brasileiro de Sementes, um dos maiores e mais importantes eventos tecnico-científicos do setor de sementes. Evento vai acontecer de 10 a 13 de setembro, em Foz do Iguaçu

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário