quinta-feira, 19 de setembro de 2024

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Movido a biometano, trator oferece independência de combustível

Design futurista, o protótipo do mais avançado trator movido a biometano do mundo tem potencial para tornar o produtor independente de combustível, além de desempenho igual à versão diesel com 30% de redução de custos.

Desenvolvido pela New Holland Agriculture, o protótipo é um elo importante para a Fazenda Independente de Energia, termo que representa, entre outras coisas, a possibilidade do produtor rural desenvolver seu próprio combustível nas operações diárias de trabalho.
O desenho inovador e arrojado complementa o motor FPT Industrial, que apresenta o mesmo desempenho da versão a diesel, com 30% de redução dos custos.

“Esse protótipo é o ápice do trabalho da New Holland como líder em energia limpa. Há dez anos investimos no desenvolvimento de tecnologia para a produção de alimentos de forma sustentável. Além disso, projetamos que o produtor rural possa ser o criador do seu combustível”, destaca Rafael Miotto, vice-presidente da New Holland Agriculture para a América Latina.
O trator conceito movido a metano oficializa o fechamento de um ciclo virtuoso que fornece uma produção neutra de CO2, em que a própria fazenda produz a energia que precisa para realizar suas operações, como aquecer instalações agrícolas e fazer seus equipamentos funcionarem.

O biometano, como combustível sustentável, é particularmente adequado para fazendas, pois as propriedades têm  matéria-prima e o espaço para abrigar um biodigestor para produzir o gás.
Em condições reais de campo, o novo conceito movido a biometano produz, pelo menos, 10% menos emissões de CO2 e reduz o total de emissões em 80% em comparação com um motor padrão a diesel. O O seu desempenho ambiental melhora ainda mais quando alimentado por biometano produzido a partir de restos de colheitas e resíduos de culturas energéticas de origem agrícola, o que resulta em emissões de CO2 próximas a zero.
“Em 2013, a marca apresentou o primeiro protótipo do trator T6 movido a metano, que vem sendo, desde então, testado com seus clientes. No Brasil, o modelo chegou em 2017 e, desde então, está em avaliações práticas no campo, como na Chácara Marujo, em Castro (PR)”, explica Nilson Righi, gerente de Marketing para Produto.
Antes de ser testado no município de Castro, o trator T6.140 foi amplamente usado em uma propriedade rural em Santa Helena, oeste do Paraná.

Essa foi a primeira verificação da performance do trator no Brasil.
A máquina tem capacidade para armazenar 300 litros de metano comprimido e foi usada na propriedade em Santa Helena, que tem cerca de 40 hectares, produz milho e aveia para o gado confinado e ainda cria aves para a produção de ovos.
Na nova geração, a New Holland reinventou o estilo de trator, tomando como inspiração o design automotivo, para criar uma aparência totalmente integrada, ao mesmo tempo, destaca elementos de estilo icônicos da marca, como as luzes e as entradas de ar agressivas do capô. Também criou o exclusivo assento em formato de folha.
A cabine envidraçada tem uma visibilidade de 360 graus, aumentando  20% em comparação com um trator padrão.

O teto arqueado de vidro conta com um receptor totalmente integrado de Precision Land Management (PLM), com um interior que oferece ambiente operacional organizado, com todos os controles essenciais no apoio de braço integrado e parâmetros adicionais controlados por um display interativo.

O conjunto do display, por sinal, é fixo e se move com o volante ajustável, garantindo visibilidade ideal das informações em todas as posições.
Mesma eficiência e menos emissões
O novo trator conceito movido a biometano usa motor com uma avançada e eficiente tecnologia de combustão especificamente desenvolvida para aplicações agrícolas pela FPT Industrial, marca que, assim como a New Holland, pertence à CNH Industrial.

A motorização NEF, de 6 cilindros, desenvolve 180 cv de potência e 740 Nm de torque, o que garante um desempenho equivalente ao modelo movido a diesel.
Rafael Miotto destacou o potencial da produção de gás no Brasil.
O conceito tem também a mesma durabilidade e os intervalos de serviços, mas vai além, gerando uma redução de custos de até 30%. O tanque de combustível tem design inovador e usa uma estrutura tubular em camadas composta, o que permite um dia inteiro de autonomia – em linha com um modelo equivalente a diesel.

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Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

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