domingo, 15 de setembro de 2024

Meio Ambiente

Municípios devem cadastrar suas áreas de conservação até o dia 30 de julho

Tags: áreas de conservação, cadastro, Paraná
Os municípios do Paraná que possuem Unidades de Conservação (UCs) Municipais e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) em seu território devem cadastrar essas áreas junto ao Instituto Água e Terra (IAT). O órgão é vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SedesO prazo para a realização do cadastro se encerraria no último dia 15 e foi prorrogado para até o dia 30 do mês que vem. As informações devem ser preenchidas no Cadastro Estadual de Unidades de Conservação e Áreas Protegidas (CEUC), que tem o objetivo de construir um banco de dados oficial do Sistema Estadual de Unidades de Conservação.

Est. Ecol. Cachoeirinha-BVSR. – Foto: SEDEST

O diretor lembrou, ainda, que o IAT disponibilizou dois treinamentos, no canal do YouTube da Sedest, para    apresentação e capacitação de uso do sistema. Os municípios também contam com um manual de utilização do  sistema, que pode ser acessado pela página do IAT.

COMO CADASTRAR – O cadastro das áreas de conservação municipais é feito pela internet. Basta acessar o site www.ceuc.iat.pr.gov.br/, preencher as informações sobre gestão das unidades, documentação, georreferenciamento, fatores bióticos, programas e atividades desenvolvidas, dentre outras.

Para as Unidades de Conservação Estaduais e Federais, o IAT é responsável pelo cadastro. “As informações também auxiliam no planejamento de ações e gestão destas unidades, além de contribuir para outros projetos de conservação”, explicou Patrícia Calderari, gerente de Biodiversidade do IAT.

O detalhamento com as regras para o levantamento de dados conforme a categoria da UC pode ser visualizado AQUI. Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail [email protected], ou esclarecidas pelos telefones (41) 3213-3886 e (41) 3213-3463.

Estação Ecológica Municipal Rio Pratinha, município de Santa Maria do Oeste, PR. – Foto: SEDEST
Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário