Alunos do Curso Técnico em Agronegócio do Colégio Estadual Professora Maria Cintra de Alcântara, em Tamarana, realizam nesta sexta-feira (08/11) a primeira edição da Feira do Curso Técnico em Agronegócio, chamada 1° AGROCEMCA. Coordenada pela professora Jeanedy Maria Pazinato, a feira é uma das atividades do Projeto Pedagógico Interdisciplinar, que durante a semana contou com palestras sobre o agronegócio.
O público alvo da AGROCEMCA são alunos do curso Técnico em Agronegócio e do Programa Jovem Agricultor Aprendiz, além de agricultores e membros da comunidade.
O objetivo principal da feira é oferecer aos alunos uma experiência prática que permita a aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o curso. “A feira também tem como objetivo sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da sustentabilidade e das inovações no agronegócio, promovendo o desenvolvimento de competências técnicas, sociais e empreendedoras”, destaca Jeanedy.
Durante a AGROCEMCA, o público poderá conferir uma série de atividades e exposições, como: produtos agrícolas cultivados pelos alunos; animais de relevância para a pecuária local; sistemas de cultivo sustentável, como hidroponia e hortas agroecológicas; demonstrações do uso de energia solar na agricultura moderna; e apresentação de sistemas aquapônicos com tanques de peixes e aeradores.
A professora Jeanedy explica que as preparações para o evento começaram há cerca de um mês, com reuniões de planejamento, divisão de tarefas e montagem dos sistemas sustentáveis, como a hidroponia e o tanque de peixes, além da construção de baias para os animais e a organização do espaço para receber os visitantes.
Durante a semana, também ocorreram no colégio uma série de palestras de profissionais da área do agronegócio, abordando temas como crédito rural e manejo reprodutivo em bovinos, além de palestras ministradas por representantes do IDR-Paraná.
“A 1° AGROCEMCA é uma oportunidade única para os alunos do Colégio Estadual Professora Maria Cintra de Alcântara demonstrarem seus conhecimentos e se prepararem para os desafios do agronegócio moderno, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e o empreendedorismo em Tamarana”, enfatiza a professora.
Leia Também
Compartilhe
Últimas Notícias
Coluna Podcast
Uma pesquisadora e nove produtoras rurais receberam o Prêmio Mulheres do Agro, promovido pela Bayer e Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), por suas atuações baseadas em práticas agrícolas sustentáveis. A premiação ocorreu em São Paulo. Confira no Pod Cast Conexão Agro.