A Sociedade Rural do Paraná já está nos preparativos finais para a realização da 5ª edição do Fórum do Agronegócio, que será no dia 16 de setembro, no Parque Ney Braga Eventos. As inscrições estão abertas no site www.forumdoagronegocio.com.
Ao longo dos anos, o evento foi se consolidando como um dos principais do setor e destaca-se por reunir, em um único local, representantes de toda a cadeia produtiva do agro, como instituições acadêmicas e de pesquisa, governo, empresas, entidades e associações, para debater e apresentar soluções ao setor.
Em 2024, o tema central que norteará as discussões é "Resiliência: conexão agronegócio e natureza". Em um contexto global de desafios climáticos, econômicos e sociais, é fundamental discutir, a partir de diferentes camadas, de que maneira o agronegócio vem operando em harmonia com a natureza, a partir de soluções sustentáveis que estão moldando o presente e o futuro do setor.
“O agronegócio tem demonstrado um compromisso crescente com a sustentabilidade, adotando práticas que promovem a conservação dos recursos naturais e a proteção do meio ambiente. No Fórum deste ano, o objetivo é justamente discutir como essas práticas e inovações estão moldando um futuro mais sustentável para o setor, operando em harmonia com a natureza. A colaboração entre produtores, pesquisadores, empresas, organizações e governo é essencial para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas e garantir que nossas práticas evoluam de forma a preservar os recursos naturais para as futuras gerações”, destaca o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo Janene El-Kadre.
Programação
A programação reunirá diversas lideranças nacionais e especialistas. A primeira mesa-redonda contará com a participação das principais entidades representativas do setor para discutir o cenário atual do agronegócio, suas perspectivas futuras e as estratégias necessárias para fortalecer e tornar o setor mais resiliente.
Os eventos climáticos serão foco da segunda mesa-redonda, com o objetivo de destacar as práticas de mitigação adotadas pelo agro e apresentar formas de preparar o produtor rural na prevenção dos impactos climáticos no setor agrícola.
As discussões incluirão também a segurança alimentar, a partir da responsabilidade dos diferentes atores da cadeia no processo de assegurar que os alimentos cheguem com qualidade e de forma segura e eficiente ao consumidor final.
A importância de comunicar os avanços, ações e boas práticas do agronegócio para pessoas ‘fora da porteira’, de maneira eficaz e transparente, também ganha espaço na agenda.
Últimas edições
A história do Fórum do Agronegócio começou a ser escrita em 2016, quando foi realizado dentro da ExpoLondrina o 1º Encontro de Comunicação e Sustentabilidade no Agronegócio, reunindo cerca de 300 participantes entre gestores e diretores de Comunicação de entidades, instituições e empresas do setor.
Sua relevância inspirou a organização do Fórum do Agronegócio nos anos consecutivos, com o desafio de avançar na discussão do setor agro como uma cadeia integrada, que possui diferentes vozes e atuações, mas com o objetivo comum de produzir de forma sustentável.
Em 2017, a primeira edição debateu o tema “O desafio de alimentar o mundo”. Em 2018, o evento abordou “O protagonismo do agro brasileiro no mundo”. Para sua terceira edição, em 2019, antes da pandemia, o tema escolhido foi “Quais os caminhos a serem percorridos pelo Agro Brasileiro?”. Em 2023, pela primeira vez, o evento deixou a programação da ExpoLondrina para ganhar uma agenda exclusiva, tamanha relevância do encontro.
Serviço
Fórum do Agronegócio 2024
Data: 16 de setembro
Horário: 8h
Local: Parque Ney Braga Eventos (Avenida Tiradentes, 6275)
Inscrições: www.forumdoagronegocio.com
Condições exclusivas para sócios da SRP e grupos empresariais.
Leia Também
Compartilhe
Últimas Notícias
Coluna Podcast
A Coluna Conexão Agro traz entrevista com Fernando Henning, presidente do XXII Congresso Brasileiro de Sementes, um dos maiores e mais importantes eventos tecnico-científicos do setor de sementes. Evento vai acontecer de 10 a 13 de setembro, em Foz do Iguaçu