terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Agricultura Familiar, Agropecuária
A importância do agricultor para a economia brasileira
31/07/2023
O agronegócio corresponde a 7,9% de todas as riquezas produzidas no Brasil, gerando 13,96 milhões de empregos
Por: Redação
Dia do Agricultor Brasil produção recorde - Conexão Agro
No último dia 28 de julho comemoramos o Dia do Agricultor
Divulgação
Tags: agricultura familiar, Dia do Agricultor

No dia 28 de julho comemoramos o Dia do Agricultor, um profissional do campo que desempenha um papel fundamental na qualidade de vida de todas as pessoas. Grande parte dos alimentos consumidos pelos brasileiros vem das mãos dos agricultores antes de chegarem aos grandes centros de distribuição.

Para se ter uma ideia da dimensão econômica do setor e da importância do agricultor, dados do  Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), de 2022, revelam que agronegócio corresponde a 7,9% de todas as riquezas produzidas, gerando 13,96 milhões de empregos e totalizando US$ 159,09 bilhões em exportações pelo país.

Na mesma linha, o Brasil é amplamente reconhecido por sua alta produção agrícola. Dados do Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) reforçam o quanto o país se destaca internacionalmente nesse setor, correspondendo a cerca de 10% da produção mundial de grãos e oleaginosas. Além fornecer alimentos essenciais, os agricultores são responsáveis pelos insumos e matérias-primas de vários itens do nosso dia a dia, como, roupas, cadernos, borrachas, móveis, combustíveis e etc.

Para Ressiliane Prata Alonso, engenheira agrônoma e profissional da Faculdade Anhanguera, apesar de sua importância, existem dois grandes desafios que prejudicam a área atualmente. “Não há muitos investimentos em tecnologias no campo e uma ausência de acesso à informação para a agricultura familiar e aos pequenos produtores”, explica. Isso ocorre, porque, segundo ela, a implementação de novas ferramentas ligadas ao universo tech e estudos acadêmicos na área, ainda carecem de atenção dos órgãos responsáveis de cada região.

Para a engenheira agrônoma, o Brasil tem potencial para se manter na liderança do ranking mundial, se aprimorar e incentivar pesquisas na busca de instrumentos que assegurem a produção, a circulação econômica, a sustentabilidade, como também a capacitação desses profissionais. “O agricultor precisa entender o mercado, fazer planos, gestão, e realizar análises empresariais, sendo essencial realizar capacitações para profissionalizar ainda mais seus serviços. Além disso, a supervisão de um profissional de agronomia é essencial para auxiliá-los nos processos de visam a qualidade do solo e do meio-ambiente, visando melhoria nas práticas ESG", conclui.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

belagrícola tecnologias solo - Conexão Agro
Coluna 182 - Dia Mundial do Solo
29/11/2023

Solo: recurso fundamental para o futuro do planeta. Na coluna “Conexão Agro”, ouça reportagem completa sobre a integração de conhecimentos e a regionalização da pesquisa do solo no Paraná

Botão Player

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário