quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Café
ABIC lança categoria Especial em seu programa de certificação
07/11/2023
Café Especial
Por: Redação
Para ser enquadrado como Especial, o café será avaliado para além dos seus atributos sensoriais.
Foto: IDR-PARANÁ
Tags: Indústria de café

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) lançará, durante a Semana Internacional do Café (SIC), a categoria Especial para café torrado em seu Programa de Qualidade do Café (PQC). A iniciativa, inédita, é um gesto que reflete o comprometimento da entidade com a percepção do consumidor e com a evolução do mercado. A introdução do Selo Especial para cafés torrados marca uma estratégia da ABIC para assegurar e expandir a oferta de produtos diferenciados, promovendo qualidade e valor agregado em resposta à crescente demanda dos consumidores brasileiros por experiências sensoriais únicas.
Celírio Inácio, Diretor Executivo da ABIC, explica a motivação por trás da novidade: “A Associação sempre se preocupou em estar mais próxima do modo como o consumidor percebe o café; é ele quem dita os rumos e tendências do mercado. Essa mudança é um passo para estarmos em sintonia com os amantes de café do país, assim como as transformações do mercado”. Mais que isso, ABIC busca com isso fomentar ainda mais a dedicação da indústria cafeeira à qualidade, convidando seus associados a ampliarem seus portfólios, oferecendo uma diversidade de escolhas ao apreciador.
A ABIC realizou pesquisa com mais de 500 consumidores em diversos estados brasileiros, quando foi verificado o entendimento desse estilo junto ao consumidor, o que tornou a atualização necessária.
Vale lembrar que o Programa de Qualidade de Café da ABIC já passou com diversas atualizações, desde sua criação em 1989, quando foi lançado o Selo de Pureza, que viria a revolucionar o mercado, contribuindo com a melhora da qualidade e a ampliação do consumo no Brasil.

Critérios para além do sensorial
A novidade conta com parceria da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), que participará do processo de classificação da matéria-prima. Para ser enquadrado como Especial, o café será avaliado para além dos seus atributos sensoriais.
A BSCA analisará o café cru pelo seu próprio protocolo. Uma vez validado, apresentando nota acima de 80 pontos, a indústria irá produzir o café torrado, que será enviado para avaliação conforme o Protocolo Brasileiro de Avaliação Sensorial de Cafés Torrados da ABIC. Pelo Protocolo ABIC, será classificado como Especial o café que apresentar alta doçura, baixo amargor e alta qualidade de acidez, além de notas intensas de florais, frutados e baunilha, promovendo uma experiência sensorial complexa para o consumidor. Podendo ser da espécie arábica, da espécie canéfora ou blend das duas espécies.
Somado a isso, o café também deve comprovar sua sustentabilidade e rastreabilidade desde a fazenda até o produto final. A iniciativa reforça o compromisso da ABIC em valorizar toda a cadeia produtiva, da fazenda até a xícara, e destaca a importância de práticas responsáveis e transparentes na indústria cafeeira.
Todo esse processo é feito observando o público, conforme aponta Inácio: “É importante mostrar a grande variedade de produtos de alta qualidade a ser ofertado ao consumidor e, também, oferecer garantias quanto à qualidade, sustentabilidade e rastreabilidade.”
A categoria faz parte do Novo Protocolo Brasileiro de Avaliação Sensorial de Cafés Torrados, no qual a Associação avalia os cafés após a torra, considerando as peculiaridades dessa fase da jornada do produto, e buscando priorizar as experiências sensoriais promovidas por cada categoria de café. “As categorias passam a ser chamadas de “estilos de bebida”, o que promove um maior entendimento sobre a diversidade de produtos no mercado e respeitando as escolhas do consumidor.”

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

belagrícola tecnologias solo - Conexão Agro
Coluna 182 - Dia Mundial do Solo
29/11/2023

Solo: recurso fundamental para o futuro do planeta. Na coluna “Conexão Agro”, ouça reportagem completa sobre a integração de conhecimentos e a regionalização da pesquisa do solo no Paraná

Botão Player

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário