terça-feira, 23 de abril de 2024

Commodities
ADAMA destaca benefícios da rotação arroz-soja no manejo de plantas daninhas resistentes
21/02/2024
O principal evento para a cultura, sediado no Rio Grande do Sul, trará como temas principais a adoção de tecnologias e gestão das propriedades
Por: Redação
colheita de arroz - adama _conexão agro
O Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz do Brasil, responsável por mais de um milhão de toneladas anuais
Divulgação
Tags: colheita do arroz, manejo de platas daninhas resistentes, rotação arroz-soja

A agricultura brasileira tem buscado constantemente métodos mais sustentáveis e eficazes para garantir altas produtividades e reduzir os custos de produção. Nesse cenário, a rotação de culturas, especialmente entre arroz irrigado e soja, tem se destacado como uma prática fundamental. Essa estratégia de diversificação de cultivos traz ainda vantagens diretas no manejo de plantas daninhas resistentes.

O Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz do Brasil, responsável por mais de um milhão de toneladas anuais, cerca de 70% da produção nacional e, de acordo com Diogo Margraf, agrônomo de desenvolvimento de mercado da ADAMA, o cenário da cultura do arroz tem boas perspectivas para esta safra, principalmente em relação ao custo-benefício e ao aumento dos preços pagos pela saca de arroz, mesmo com os desafios climáticos. "Porém, a adoção de novas tecnologias e identificação da melhor solução no momento ideal de controle, seja de plantas daninhas, pragas e doenças, ainda é um desafio", afirma. Isso porque os custos de produção do cereal seguem elevados, explica o agrônomo.

Em relação às estratégias de manejo, o produtor tem adotado a rotação de culturas, como soja e arroz, e alcançado resultados positivos, como aumento de produtividade e rentabilidade de forma sustentável. "Além de auxiliar no controle do arroz vermelho, uma das principais ervas daninhas que prejudicam as plantações de arroz, essa prática também favorece a preservação do solo, proporcionando vantagens como a ciclagem de nutrientes e a proteção da terra", destaca Margraf (FOTO).

A ADAMA, empresa integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global, estará presente na 34ª Abertura da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, que ocorrerá de forma híbrida de 21 a 23 de fevereiro, em Capão Leão, no Rio Grande do Sul. Neste ano, o tema para o evento será "Gestão Potencializando Safras", que propõe a necessidade de o produtor fazer sua gestão cada vez mais qualificada para potencializar e aumentar as safras, além de mostrar como fundamental a gestão do processo produtivo, com debates sobre o aprimoramento da administração das propriedades rurais.

Durante o evento, a empresa destacará os benefícios de Mayoral®, herbicida seletivo para a cultura do arroz. "A solução possui formulação exclusiva líquida, inovadora, que combina dois ingredientes ativos, trazendo facilidade de aplicação ao produtor e dispensando a mistura em tanque. Com alto nível de controle, combate folhas estreitas (capim-arroz-vermelho e capim-arroz) e folhas largas (chapéu-de-couro), contribuindo para o aumento da produtividade e qualidade do arroz", explica Matheus Horner, representante técnico de vendas da companhia.

Outro destaque será Apresa®, herbicida pré-emergente que combina dois ingredientes ativos em alta concentração, proporcionando eficácia 20% maior em comparação à mistura em tanque. O foco principal do produto é a cultura da soja, cada vez mais vulnerável ao capim-amargoso e capim-pé-de-galinha, que prejudicam o desenvolvimento da lavoura e precisam ser controlados antes mesmo de aparecerem.

"Temos observado que os produtores estão mais interessados em tecnologias que reduzam custos, garantam sustentabilidade técnica e econômica e melhorem a competitividade. A Abertura da Colheita do Arroz é uma excelente oportunidade para apresentarmos nossas soluções, com muita tecnologia em inovação e diferenciadas do que existe no mercado, e estarmos mais próximos dos produtores", finaliza Margraf.

 

SERVIÇO

34ª Abertura da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas
Data: 21 a 23 de fevereiro
Local: EMBRAPA Capão do Leão – Rio Grande do Sul
Programação completa no site do evento.

Sobre a ADAMA

A ADAMA Ltd. é líder global em proteção de culturas, fornecendo soluções para agricultores em todo o mundo para combater plantas daninhas, insetos e doenças. A ADAMA possui um dos mais amplos e diversos portfólios de ingredientes ativos do mundo, bem como instalações de P&D de última geração, fabricação e formulação.

Com uma cultura que capacita os colaboradores a escutar os agricultores, a ADAMA oferece uma vasta gama de produtos diferenciados de alta qualidade, fornecendo soluções que atendam às necessidades locais de agricultores e clientes em mais de 100 países em todo o mundo. Para mais informações, visite nosso site e nossos canais no Facebook, LinkedIn, Instagram e Youtube.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Leite - AEN - Conexão Agro
Coluna 189 - crise da bovinocultura leiteira e geleia de pitaya em feira do Canadá
17/04/2024

Governo do Estado e setor privado discutem soluções para a crise da bovinocultura leiteira diante da importação de países do Mercosul. Destaque também para a geleia de pitaya de produtores paranaenses que será apresentada em feira no Canadá.

 

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário