quarta-feira, 18 de junho de 2025

Eventos
AgroBrasília: Medidor de umidade de grãos tem ótima aceitação entre produtores rurais
22/05/2025
Aparelho atende plenamente às necessidades de quem busca qualidade na colheita e eficiência na operação
Por: Redação
Agrobrasilia connect medidor de umidade grãos conexão agro
Stand na AgroBrasilia: uso do medidor de umidade é essencial em diversas etapas da produção agrícola
Divulgação

Com foco em inovação, a AgroBrasília, que acontece de 20 a 24 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, é considerada uma vitrine estratégica para apresentar tecnologias como o Motomco Connect e reforçar a presença da marca na Região Centro-Oeste. O Connect vem conquistando a confiança de produtores rurais, cooperativas e laboratórios por reunir praticidade, rapidez e precisão em um só aparelho. A aceitação tem sido muito positiva no campo, já que o dispositivo atende plenamente às necessidades de quem busca qualidade na colheita e eficiência na operação.

“A nossa expectativa com a feira é bastante positiva. Temos boas perspectivas de fechar negócios e gerar oportunidades de relacionamento com novos clientes e parceiros”, afirma o Gerente de Operações da Ponto Lab Soluções Científicas, Samuel Rodrigues Uchoa.

A empresa atua como representante de vendas dos equipamentos da Motomco na região de Goiás e no Distrito Federal. Entre os destaques do portfólio está o Motomco Connect, que tem recebido uma recepção bastante favorável por parte dos usuários.

“Os agricultores estão cada vez mais abertos ao uso de tecnologias e valorizam atributos como conectividade, rastreabilidade e precisão nos processos. A possibilidade de acessar os dados de medição em tempo real e tomar decisões com mais segurança tem se mostrado um diferencial relevante no campo”, afirma Uchoa.

Ele explica que o uso do medidor de umidade é essencial em diversas etapas da produção agrícola, sendo especialmente crítico na pré-colheita e na colheita. “Na fase pré-colheita, o equipamento ajuda a definir o momento ideal para iniciar os trabalhos. Já durante a colheita, garante que os grãos estejam dentro da umidade adequada, contribuindo para evitar perdas. A tecnologia também é útil nas fases de secagem e armazenamento, assegurando que o produto se mantenha em condições ideais de conservação”, acrescenta.

Medições precisas de umidade são fundamentais para preservar a qualidade dos grãos, evitando perdas por deterioração, desenvolvimento de fungos e prejuízos comerciais. “Grãos fora dos padrões de umidade podem comprometer toda a safra, tanto em termos de qualidade quanto de valor de mercado”, enfatiza Uchoa.

O engenheiro agrônomo da Motomco, Roney Smolareck, reforça que, para obter os melhores resultados, a recomendação técnica é realizar a colheita com os grãos dentro do intervalo de umidade ideal estipulado para cada cultura. “A colheita no ponto certo evita perdas por quebra ou deterioração, melhora o armazenamento e assegura um produto final com maior valor de mercado”, explica.

O uso do Connect, portanto, contribui não apenas para a qualidade dos grãos, mas também para a sustentabilidade da produção e o sucesso econômico da safra.

O Motomco Connect é um medidor de umidade portátil, automático e de alta precisão, desenvolvido para facilitar o dia a dia de quem atua na produção de grãos. “Com operação simples e leitura rápida, o equipamento oferece resultados confiáveis em poucos segundos — uma vantagem essencial para decisões estratégicas no campo ou no armazenamento”, destaca Smoraleck.

Segundo ele, controlar a umidade correta é fundamental para garantir a qualidade e o valor de mercado dos grãos. De acordo com o Ministério da Agricultura, o teor ideal de umidade da soja, por exemplo, deve estar entre 12% e 13%. Fora dessa faixa, aumentam os riscos de perdas, tanto na secagem quanto no armazenamento.

“Quando o grão é submetido a uma secagem excessiva, tende a se quebrar, dificultando o processamento e resultando em tamanhos irregulares. Por outro lado, umidade acima do ideal favorece a fermentação inadequada, o que pode comprometer toda a qualidade do produto”, completa.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

edição gênica Embra Soja workshop lei novas cultivares Conexão Agro
Podcast 227 - Edição gênica reacende debate sobre modernização da lei de cultivares
30/05/2025

A edição gênica está abrindo um novo capítulo na agricultura brasileira. E, com ela, ganha força o debate sobre a atualização da lei de proteção de cultivares. O assunto foi destaque durante o Workshop Embrapa 50 anos – histórico e perspectivas

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário