sexta-feira, 04 de julho de 2025

Biotecnologia, Horticultura
Aminoácidos minimizam impactos do frio em hortifrútis
13/06/2025
Aplicações ativam metabolismo das plantas e reduzem ponto de congelamento
Por: Redação
geada amonoacidos uvas frutas conexão agro
Nas regiões Sul e Sudeste, uva e pêssego estão entre as culturas mais afetadas pelas geadas, que queimam os tecidos, com consequente redução da produtividade
Freepik
Tags: biotecnologia em hortifrutis

Com a queda das temperaturas já observada neste final de outono e que tende a se intensificar no inverno, cresce a preocupação dos agricultores com suas plantas, principalmente de hortifrútis. As ondas de frio e as geadas típicas desta época gelada do ano podem causar sérias perdas aos produtores que não acompanharem as previsões meteorológicas nem adotarem medidas preventivas.

Nas regiões Sul e Sudeste, uva e pêssego estão entre as culturas mais afetadas pelas geadas, que queimam os tecidos, com consequente redução da produtividade. Entre as práticas que se destacam para mitigar os estresses fisiológicos decorrentes do fenômeno climático, que compromete o desenvolvimento das plantas, destaca-se a aplicação preventiva de aminoácidos durante o período de outono e inverno, antes do declínio da temperatura.

Segundo o engenheiro agrônomo Marcos Revoredo, PhD em Ciências do Solo e gerente de desenvolvimento de mercado da Alltech Crop Science, o fornecimento de aminoácidos à planta ativa ou acelera o metabolismo dela. “Esses nutrientes contribuem para aumentar a temperatura interna do conteúdo celular e reduzir o ponto de congelamento. Desta forma, é possível minimizar os impactos da baixa temperatura e da geada", afirma.

Para potencializar os resultados da aplicação, a recomendação do especialista é associar os aminoácidos a nutrientes como cálcio, magnésio e boro. Em complemento à nutrição adequada para suportar as adversidades climáticas das estações mais frias do ano, Revoredo ressalta a importância de estratégias de manejo, como irrigação noturna, aquecimento do ambiente e a cobertura de plástico. “Combinando biotecnologia e práticas de manejo, os produtores conseguem proteger melhor suas culturas e reduzir os prejuízos causados pelas adversidades climáticas do inverno”, destaca.

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

podcast programa arroz da gente conexão agro
Podcast 228 - Governo Federal dá inicio ao programa arroz da gente; ação incentiva a produção do cereal pela agricultura familiar
13/06/2025

Governo Federal dá início ao Programa Arroz da Gente; ação incentiva a produção do cereal pela agricultura familiar. Nova tecnologia da Embrapa mede segurança sanitária de granjas de suínos.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário