quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Inovação, Inteligência Artificial
BASF lança programa que visa democratizar o uso da agricultura digital no Brasil
20/07/2023
A iniciativa é pioneira e visa conectar consultorias agronômicas especializadas e independentes aos agricultores
Por: Redação
Agricultura digital Xarvio Agro tomada de decisão Conexão Agro
Plataforma leva diariamente ao campo ferramentas baseadas em mapas, que possibilitam uma tomada de decisão agronômica mais estratégica durante toda a safra/Foto: Basf
Tags: agricultura digital, Inovação e Tecnologia, xarvio agro

A transformação digital no campo está avançando a cada safra, trazendo diversos benefícios para os agricultores, agricultoras e para o setor agrícola como um todo, com maior eficiência e sustentabilidade, aumentando a produtividade. Um dos principais desafios para uma ampla adoção da tecnologia digital na agricultura está relacionado ao suporte agronômico no campo, para que os resultados gerados por tecnologias como sensoriamento remoto, drones, modelos de inteligência artificial e mapas que possibilitam o uso da taxa variável ou aplicação localizada de insumos possam ser gerados de forma prática.

Com o objetivo de superar essa barreira, a BASF desenvolveu o xarvio Agro Experts, um programa da Divisão de Soluções para Agricultura da empresa, em parceria com o xarvio Digital Farming Solutions. Esse modelo pioneiro conecta consultorias agronômicas especializadas e independentes aos agricultores, através das tecnologias inovadoras do xarvio® FIELD MANAGER, oferecendo soluções de agricultura digital de última geração.

O xarvio Agro Experts permite, por meio de uma parceria de negócio, que as consultorias de agricultura de precisão tenham acesso a diversas soluções do xarvio já existentes, otimizando e aumentando a produtividade no campo, principalmente para os cultivos de soja, milho e algodão. Isso possibilita às consultorias - que já são experts no tema, expandir seus portfólios de soluções, agregando ainda mais valor ao trabalho prestado no momento.

Como funciona

Para participar do xarvio Agro Experts, a consultoria agronômica especializada deverá: preferencialmente já atuar no mercado como consultoria agronômica especializada, ter profissionais credenciados(as) no CREA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – na localidade em que atua; passar por avaliação criteriosa.

Uma outra etapa importante é a capacitação com curso da Academy xarvio Agro Experts especializado sobre agricultura digital, legislações que permeiam o uso de drone no campo e fundamentos teóricos e práticos das soluções digitais do xarvio® FIELD MANAGER. Uma vez concluído o curso, a consultoria ficará disponível na plataforma xarvio, permitindo que agricultores encontrem seus serviços e, também, estará autorizado a levar as soluções do xarvio aos agricultores que atende atualmente.

A plataforma xarvio® FIELD MANAGER leva diariamente ao campo ferramentas baseadas em mapas, que possibilitam uma tomada de decisão agronômica mais estratégica durante toda a safra e viabiliza retornos positivos, podendo aumentar a rentabilidade do negócio agrícola. Na última safra, por exemplo, os mapas de Semeadura em Taxa Variável trouxeram maior eficiência para o plantio e incremento de produtividade entre 2% e 5% nas culturas de soja, milho e algodão.

O Mapeamento Digital de Plantas Daninhas, resultou em uma otimização média de recursos de 61% devido a aplicação localizada de herbicidas. Para as soluções em Taxa Variável, os mapas de Dessecação (soja e trigo) tiveram como retorno a menor variabilidade de maturação da lavoura e consequente incremento de qualidade na colheita, com otimização média de produto na ordem de 30%, e os mapas para Aplicação de Regulador de Crescimento, além da uniformização da lavoura de algodão e da melhora na qualidade da fibra, os agricultores alcançaram uma otimização média de 25% em utilização de produto.

“Ao tornarmos a tecnologia digital acessível a todos, reforçamos nosso compromisso na BASF em inovar continuamente a agricultura com base em serviços que permitam aos agricultores produzir com práticas agrícolas e tecnologias mais sustentáveis, tomando decisões importantes, com base em dados, em todo o ciclo da lavoura, do plantio até a colheita”, ressalta Almir Araújo, diretor de Digital, Novos Negócios e Excelência Comercial da BASF Soluções para Agricultura para a América Latina. E complementa: “além disso, criamos um impacto positivo ao fomentar entre consultorias agronômicas especializadas e agricultores, novas capacitações, e um conjunto de ferramentas e treinamentos digitais especializados. Para a BASF é uma forma de reforçar seu compromisso em impulsionar a transformação digital no campo, fornecendo soluções inovadoras que permitem aos agricultores colher os benefícios da agricultura digital. O xarvio Agro Experts é um marco importante nessa jornada, possibilitando que mais consultorias agronômicas tenham acesso à tecnologia de ponta e possam oferecer serviços de agricultura de precisão a seus clientes”.

De acordo com Ricardo Arruda, líder de Agronomia e Operações de Campo xarvio no Brasil, “o xarvio Agro Experts pode proporcionar receita adicional aos negócios destas consultorias profissionais, tendo as soluções do xarvio® FIELD MANAGER como uma oferta de serviço a mais em seus catálogos de serviços e gerando diferenciação de mercado perante seus concorrentes. O programa é feito para intermediar a relação entre consultorias agronômicas especializadas e agricultores por meio da plataforma xarvio® FIELD MANAGER”.

O xarvio Agro Experts é lançado no Brasil já com a participação de consultorias agronômicas especializadas, distribuídas estrategicamente em 8 estados (RS, PR, SP, MG, GO, MS, MT e RO). Posteriormente, a companhia planeja implementar esse modelo de acesso ao mercado na Argentina.

Clique aqui para mais informações sobre o xarvio Agro Experts

Sobre a BASF Digital Farming GmbH

A BASF Digital Farming está na vanguarda da transformação digital da agricultura, otimizando a produção agrícola. É a marca xarvio® Digital Farming Solutions que oferece produtos digitais baseados em uma plataforma líder de modelagem de cultivos, que oferece consultoria agronômica independente e específica para a zona do campo, possibilitando que os agricultores produzam de maneira mais eficiente e sustentável. Os produtos xarvio® SCOUTING, FIELD MANAGER e HEALTHY FIELDS estão sendo usados por agricultores em mais de 100 países. O xarvio® FIELD MANAGER é usado por 100.000 agricultores (área total de mais de 16 milhões de ha) em 14 países, e o xarvio SCOUTING é usado por mais de 7 milhões de agricultores e consultores .

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

belagrícola tecnologias solo - Conexão Agro
Coluna 182 - Dia Mundial do Solo
29/11/2023

Solo: recurso fundamental para o futuro do planeta. Na coluna “Conexão Agro”, ouça reportagem completa sobre a integração de conhecimentos e a regionalização da pesquisa do solo no Paraná

Botão Player

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário