quarta-feira, 24 de abril de 2024

Café
Biotecnologia e sustentabilidade, ingredientes-chave de café campeão de qualidade
25/01/2024
Trabalho realizado pela Fazenda Estrela Carvalho em parceria com a Alltech Crop Science foi reconhecido em série de prêmios recentes de concursos regionais e nacionais
Por: Redação
café orgânico sustentável fazenda estrela conexão agro
José Ricardo e Isabel Cristina Carvalho, da Fazenda Estrela Carvalho: café orgânico
Divulgação
Tags: café orgânico

“Acreditamos em um futuro onde a sustentabilidade deixará de ser obrigação para ser uma realidade”. Com essa convicção, em 2015 a família do produtor rural José Ricardo Carvalho, atuante no agronegócio desde 1981, passou a se dedicar exclusivamente ao café na Fazenda Estrela Carvalho, no município de Coromandel (MG). “Essa mudança aconteceu quando nossos filhos se formaram engenheiros agrônomos e foi motivada pela inovação. Tínhamos pessoas atualizadas, que aprenderam técnicas novas, e queríamos aproveitar o melhor da nossa terra, um local privilegiado para produzir café com excelência”, relata a esposa de José Ricardo, Isabel Cristina Carvalho.

Quando a família começou a plantar café, registrou a marca e divulgou um manifesto, destacando o interesse em produzir com excelência, produtividade e equilíbrio ambiental. “A união de talentos, a sinergia do conhecimento técnico e o amor pela natureza são catalisadores de uma agricultura mais consciente. É assim que buscamos produzir produtos de alto valor”, diz um trecho do documento. Inicialmente, os Carvalho cultivavam apenas café convencional. Quando conheceram o orgânico, fizeram curso e implantaram o que aprenderam na propriedade. Dos 236 hectares destinados ao café, oito já são de cultivo orgânico e a intenção é expandir ainda mais a área, apoiado pelos resultados positivos.

“Com objetivo de buscar sempre o melhor, testar novas técnicas e práticas, iniciamos há três anos um projeto piloto de café orgânico, que em sua primeira safra já se tornou campeão de grandes prêmios”, revela Isabel. Desde novembro de 2023, o café orgânico Paraíso 2 da Fazenda Estrela Carvalho conquistou primeiro e segundo lugares na NKG Stockler, uma das maiores exportadoras brasileiras do grão; 11º na BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais); terceiro no Certifica Minas da Emater; primeiro no 11º Prêmio Região do Cerrado Mineiro; terceiro no Florada - Café Três Corações; e primeiro no Cafebras. “Ficamos muito felizes e honrados com esses prêmios, concorrendo com cafés convencionais, porque nosso maior objetivo sempre foi entregar um café de qualidade às pessoas”, afirma a produtora.

Diferenciais

No último prêmio recebido, da Região do Cerrado Mineiro, a bebida foi avaliada nos quesitos aroma, sabor, finalização, acidez, corpo, equilíbrio, uniformidade e doçura. Além do primeiro lugar na categoria Natural, o café orgânico da Fazenda Estrela Carvalho também bateu o recorde histórico do Leilão Solidário, promovido pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro para permitir a aquisição presencial dos cafés mais bem avaliados nas três categorias do prêmio. Um consórcio de empresas arrematou a saca por R$ 68 mil.

Na avaliação de Isabel, um conjunto de fatores agrega a qualidade superior do café que a família produz: microclima, manejo e equilíbrio nos tratos culturais. Entre as práticas agrícolas bem-sucedidas adotadas na fazenda, ela aponta a disciplina no cuidado com as plantas e os frutos, com aplicação dos produtos adequados na hora certa, e a realização do manejo integrado de pragas, que age antes de qualquer doença dominar a lavoura.

Para a família Carvalho, a inovação é outro ponto fundamental para o êxito da atividade. Tanto no plantio orgânico quanto no convencional foram usados produtos da Alltech Crop Science: Soil-Set ®️, que auxilia de forma natural na supressão das adversidades naturais, e Agro-Mos ®️, que ativa as defesas naturais das plantas, tornando-as mais resistentes. “São soluções altamente tecnológicas para promover a vitalidade das plantas. Como foram feitas aplicações durante toda a safra, os produtos agiram preventivamente, trazendo alta performance e controle eficiente, evitando que algum fator de estresse causasse danos na planta e derrubasse os frutos”, explica o engenheiro agrônomo Felipe Funes dos Santos, gerente de vendas da Alltech Crop Science. “São produtos de confiança, alinhados às exigências legais, que nos entregaram planta e frutos mais sadios”, atesta o engenheiro agrônomo Ivan Carvalho, filho responsável pela gestão operacional da propriedade.

Por não usar agrotóxicos nem produtos agressivos ao meio ambiente, além de fazer um trabalho de recuperação do Cerrado, a Fazenda Estrela Carvalho já conta com os selos Reflorest, Regenagri, Certifica Minas e Triple A e está em fase final de auditoria para receber a certificação para café orgânico. A produção é vendida para exportadores e cafeterias, com clientes espalhados pelo país.

Técnicas e produtos utilizados no plantio orgânico já estão sendo apropriados pelo convencional, onde a família também trabalha de forma ecologicamente correta, aproveitando ao máximo a renovação de recursos naturais e ampliando o uso de orgânicos, como compostos. “A Fazenda Estrela Carvalho é um exemplo de como as inovações biotecnológicas entregam sustentabilidade. A Alltech Crop Science está à disposição dos cafeicultores com um leque completo de soluções naturais para potencializar os ganhos produtivos e financeiros, beneficiando e valorizando o meio ambiente”, finaliza o gerente de vendas.

Sobre a Alltech Crop Science
A Alltech Crop Science, divisão agrícola da Alltech, desenvolve soluções naturais para os desafios da agricultura nos principais mercados do mundo. Por meio de produtos com alto valor agregado e tecnologia exclusiva nas linhas de nutrição, solo, proteção e performance, bem como fertilizantes sólidos, auxiliando na sustentabilidade e lucratividade do produtor rural. A Alltech Crop Science do Brasil é formada pela maior fábrica de leveduras do mundo, localizada em São Pedro do Ivaí (PR), pela sede em Maringá (PR) e pela unidade em Uberlândia (MG).

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Leite - AEN - Conexão Agro
Coluna 189 - crise da bovinocultura leiteira e geleia de pitaya em feira do Canadá
17/04/2024

Governo do Estado e setor privado discutem soluções para a crise da bovinocultura leiteira diante da importação de países do Mercosul. Destaque também para a geleia de pitaya de produtores paranaenses que será apresentada em feira no Canadá.

 

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário