quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Aplicativos, Pecuária
Calculadora de sementes forrageiras está disponível para produtor rural
30/08/2023
A ferramenta fornece uma sugestão da quantidade de sementes forrageiras necessária para a implantação da pastagem
Por: Redação
Calculadora de sementes forrageiras - Conexão Agro
Tecnologia proporciona redução de custos, menor desperdício de maquinário e até percepção de distorções nos preços
Tags: calculadora de sementes de forrageiras, tecnologia na pecuária

Na hora de implantar ou reformar a pastagem, o produtor sofre com a dúvida sobre a quantidade de sementes a ser plantada. De olho nesse problema, os pesquisadores da Embrapa Gado de Corte (MS) desenvolveram a calculadora de sementes. A ferramenta fornece uma sugestão da quantidade de sementes forrageiras necessária para a implantação da pastagem. Disponível, gratuitamente, na Plataforma Pasto Certo, ela é resultado da parceria Embrapa, Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras (Unipasto) e Faculdade de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Facom-UFMS).

“Com esse instrumento, reforçamos as boas práticas de manejo, preconizadas pela pesquisa. É útil para o produtor, que pode escolher a quantidade e a qualidade de sementes, estando mais consciente de suas escolhas”, afirma o pesquisador Sanzio Barrios. Nos últimos anos, ele e os pesquisadores Ademir Zimmer (falecido) e Jaqueline Verzignassi trabalharam diretamente no desenvolvimento da calculadora.

Redução de custos, menor desperdício de maquinários, percepção de distorções, inclusive nos preços, são outros benefícios apontados pelos especialistas para o pecuarista que incorporar a ferramenta à rotina da propriedade rural. Ela foi desenvolvida nas versões Android, iOS (sistema operacional da Apple) e web, e funciona em dispositivo móvel ou em tela cheia (www.pastocerto.com), sem ocupar espaço no smartphone ou desktop, com sincronismo de informações.

Pasto Certo, versão 3.0

A calculadora de sementes está no âmbito do aplicativo Pasto Certo, que atingiu a marca de mais de 50 mil downloads. Na versão 3.0 fori acrescentada a funções de captação de demandas dos usuários relacionadas à produção pecuária a pasto; também houve inclusão das funcionalidades “calculadora de sementes forrageiras” e “assistir a vídeos relacionados às pastagens”.

“Com as novas inserções, o aplicativo se consolida como uma plataforma integrada, oferecendo solução eficiente para orientar na escolha da cultivar adequada, cálculo e aquisição de sementes, implantação, estabelecimento e manejo correto de pastagens tropicais”, declara Barrios. O pesquisador ressalta, ainda, que o ganho final está em “promover aumento da eficiência do sistema produtivo, a partir da correta implantação da pastagem, manejo adequado e consequente maior produção de carne e leite por unidade de área”.

Por dentro da calculadora

Antes de começar a utilizá-la, é necessário ter em mãos o “termo de conformidade”, que acompanha a nota fiscal no momento da compra da semente. “É relevante solicitar o termo de conformidade para que os dados sejam utilizados no cálculo. Toda empresa ou revenda deve fornecer o esse termo“, alerta Jaqueline Verzignassi, representante da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates) no Comitê Técnico de Forrageiras da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem). Os dados de qualidade presentes no termo serão usados para preencher os campos iniciais.

Para ter a sugestão de cálculo, o usuário deve informar qual cultivar forrageira será implantada; o método de semeadura a ser adotado (a lanço ou em linha); e o tipo de semente (não revestida ou revestida).

O próximo passo é inserir os valores para a taxa de semeadura desejada (número de sementes puras viáveis por metro quadrado; espaçamento entre linhas de semeadura (cm); peso de mil sementes revestidas (g), o valor está na embalagem das sementes e no “termo de conformidade”; peso de mil sementes (g); pureza da semente revestida (%) para sementes revestidas ou simplesmente “pureza da semente” para o caso de semente “não revestida”; germinação ou viabilidade da semente (%); área de plantio (ha) e preço do kg da semente comercial (em reais R$).

Todos os parâmetros são de preenchimento obrigatório, exceto o preço da semente, e a maioria está no termo de conformidade. “Os cálculos e os resultados consideram as sementes incorporadas nas profundidades recomendadas para cada cultivar e a calculadora pode ser utilizada para qualquer espécie ou cultivar forrageira”, complementa Zimmer.

Além de fornecer o número de sementes puras viáveis por metro linear, a ferramenta fornece informações para valor cultural real da semente comercial, peso de sementes puras viáveis por metro linear, peso da semente comercial por metro linear, quantidade de sementes puras viáveis por hectare, quantidade de semente comercial por hectare, quantidade de semente comercial para área total, custo da semente comercial por hectare e custo da semente comercial para área total.

Tipo de semente

Por definição, a semente revestida inclui tanto as pelotizadas quanto as incrustradas. Sementes “não revestidas” incluem as sementes que não sofreram nenhum tipo de processo de pelotização/incrustramento ou que sofreram a adição de algum tratamento (agrotóxicos, corantes ou outros aditivos) sem alteração significativa no seu tamanho, peso ou formato.

Verzignassi destaca que, ao optar por sementes revestidas, o produtor busca por um produto de qualidade superior, com altos percentuais de pureza e germinação. Entretanto, segue a pesquisadora, é necessário ter cautela na aquisição e utilização. “A semente revestida proporcionará ganhos quando apresentar características que agreguem valor efetivo, atendendo às normas do Ministério da Agricultura. Do contrário, é arriscado,” ressalta.

Fonte: Embrapa

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

belagrícola tecnologias solo - Conexão Agro
Coluna 182 - Dia Mundial do Solo
29/11/2023

Solo: recurso fundamental para o futuro do planeta. Na coluna “Conexão Agro”, ouça reportagem completa sobre a integração de conhecimentos e a regionalização da pesquisa do solo no Paraná

Botão Player

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário