terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Agricultura Familiar
Cartilha do Agrinho aborda abelhas sem ferrão
29/09/2023
Cartilha Agrinho
Por: Redação
Conteúdo aborda a importância das abelhas sem ferrão e o seu papel na manutenção da biodiversidade
Arquivo
Tags: produção mel

O Sistema FAEP/SENAR-PR lançou a cartilha "Tecendo conexões: abelhas e sustentabilidade" para compor o material didático do Programa Agrinho. O conteúdo, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Paraná (Sedest), aborda a importância das abelhas sem ferrão e o seu papel na manutenção da biodiversidade. O material é gratuito e está disponível nas versões impressa e digital.

Utilizando os personagens do Programa Agrinho, o material explica como ocorre a polinização das plantas, destacando as abelhas nativas do Paraná. Esses insetos garantem a produção de frutos e sementes, além de favorecer a prática da agricultura com base ecológica e a preservação da natureza.

A cartilha é mais uma iniciativa do Sistema FAEP/SENAR-PR para apoiar ações do governo do Estado em prol do desenvolvimento sustentável. O Projeto Poliniza Paraná, a exemplo do Jardins de Mel de Curitiba, tem realizado a instalação de colmeias de abelhas nativas sem ferrão em diversas cidades do Estado, promovendo a preservação desses insetos e de seus habitats naturais por meio de ações de educação ambiental.

A nova cartilha passa a fazer parte dos materiais didáticos destinados a professores e alunos das escolas das redes pública e privada. Para os docentes, são dois livros: "Ciência, inovação e ética – tecendo redes e conexões para a sustentabilidade", que contem as orientações gerais referentes aos temas do programa; e "Ciência, inovação e ética – tecendo redes e conexões para a produção do conhecimento", que contempla algumas propostas metodológicas inovadoras.

No caso dos estudantes, os materiais são divididos por temas e fases de aprendizagem, incluindo conteúdos adaptados para alunos das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes). No total, são 13 publicações: "Brincando com o Agrinho" e "Brincando e aprendendo 1 e 2", compostos por folhas de atividades; "Agrinho em cenas cotidianas" e "Cenas do cotidiano 1 e 2", que consistem em um conjunto de atividades compostas por imagens rotineiras de uma família; "Descobrindo o mundo", composto por frases sobre diversas temáticas; "Investigando o ciclo da água", que tem como ideia central um mistério a ser descoberto; e cinco diferentes edições do título único "Ciência, inovação e ética", que, em formato revista, têm como ideia central um jeito sustentável de ser e viver.

Todos os materiais didáticos podem ser acessados na versão digital no site do Sistema FAEP/SENAR-PR (sistemafaep.org.br).

 

Curso do SENAR-PR inspirou Jardins de Mel em Curitiba

 

Implantado em Curitiba em 2017, o projeto Jardins de Mel, idealizado pelo agroecólogo Felipe Thiago de Jesus, foi inspirado em um curso do SENAR-PR. O primeiro contato do profissional com a meliponicultura ocorreu com a capacitação de criação de abelhas sem ferrão da entidade, em 2006, fato que inspirou sua carreira na área. Além de criar os insetos, Jesus passou a ministrar cursos e palestras na comunidade e no exterior, tornando-se referência no tema. A partir disso, ele recebeu o convite do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, para criar o projeto.

Ainda, por meio dos Jardins de Mel, a prefeitura oferta cursos sobre as abelhas sem ferrão para a comunidade, com aplicações teórica e prática. O projeto recebe apoio integrado das Secretarias de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Meio Ambiente (SMMA) e Educação (SME).

Fonte: Sistema Faep/Senar-PR

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

belagrícola tecnologias solo - Conexão Agro
Coluna 182 - Dia Mundial do Solo
29/11/2023

Solo: recurso fundamental para o futuro do planeta. Na coluna “Conexão Agro”, ouça reportagem completa sobre a integração de conhecimentos e a regionalização da pesquisa do solo no Paraná

Botão Player

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário