Com cerca de 1.300 participantes foi aberto nesta terça-feira, o XXII Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes), um dos eventos mais importantes do setor que vai prosseguir até sexta-feira (13), no Rafain Palace Hotel em Foz do Iguaçu (PR). Paralelamente, o 11º Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Sementes Florestais abriu o evento com discussões referentes aos desafios e as oportunidades para o desenvolvimento da cadeia de sementes e mudas no Brasil, que é um dos maiores mercados mundiais do segmento.
Durante quatro dias, o CBSementes vai debater a utilização das sementes na garantia da segurança alimentar e na promoção de práticas agrícolas sustentáveis, reunindo pesquisadores, profissionais, acadêmicos, técnicos e empresários do setor.
O presidente da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES), Fernando Henning, conduziu a abertura solene, destacando que uma das missões da ABRATES é promover o congresso, oferecendo aos participantes inovações e novas oportunidades em ciência e tecnologia de sementes.
“Precisamos lembrar que a ciência e sua aliada, a tecnologia, em suas essências, sempre foram movidas por novos desafios. Temos a certeza de que, juntos, contribuiremos e poderemos avançar para uma agricultura eficiente, produtiva e rentável”, afirmou Henning.
Segundo ele, ao planejar a programação desta edição, os organizadores buscaram oferecer aos participantes informações em diferentes campos da área de sementes, que, com o passar do tempo, demonstram a necessidade de maior interação.
“O tema ‘Semente: Matéria-Prima da Sustentabilidade’ está em consonância com a realidade atual. Desta forma, o CBSementes abordará, durante quatro dias, temas diversos como inovação, mercado, indústria, produção, sanidade, meio ambiente e boas práticas de manejo, visando à obtenção de sementes de alta qualidade, o que impacta diretamente a sustentabilidade e todos os elos da cadeia produtiva”, enfatizou em seu discurso.
Em nome da diretoria, a ABRATES prestou homenagens, nomeando o auditório principal em reconhecimento a Odete Liberal, primeira presidente da ABRATES, que está participando do evento. O salão Espaço 2 recebeu a denominação de Flavio Rocha, in memoriam, em reconhecimento à sua relevância no ensino e pesquisa em sementes.
Participaram da solenidade de abertura o vice-presidente da ABRATES, José de Barros França Neto, o diretor-tesoureiro Francisco Carlos Krzyzanowski, o diretor-executivo da Associação dos Produtores de Sementes e Mudas do Paraná, Jhony Möller, o diretor-executivo da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), Ronaldo Troncha, e o diretor da Associação Paranaense dos Produtores de Sementes e Mudas (Apasem), Romildo Birelo.