segunda-feira, 21 de abril de 2025

Safra, Soja
Colheita da soja avança no RS, mas estiagem impacta a produtividade em algumas áreas
30/03/2025
Onde não houve estresse hídrico as plantas se desenvolveram melhor e apresentam produtividade satisfatória
Por: Redação
soja Safra Rio Grande do sul baixa produtividade grãos umidade conexão agro
Nas regiões mais atingidas pela seca, como o Centro-Oeste gaúcho, a produtividade, o peso dos grãos e a qualidade estão significativamente abaixo do esperado
Pixabay
Tags: estiagem x produtividade, safra de soja RS

Pelo menos 11% da área plantada de soja já foi colhida no Rio Grande do Sul. Embora algumas regiões apresentem potencial produtivo satisfatório, a maior parte do estado, especialmente a região Centro-Oeste, sofreu com a estiagem ao longo de todo o ciclo da lavoura. Na Fronteira Oeste e Missões, os impactos da seca foram ainda mais severos, resultando em produtividades abaixo de 10 sacas por hectare, conforme o Boletim da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)."

Nem todas as regiões foram atingidas pela seca.  Na região da Cotribá, uma das cooperativas mais tradicionais do Rio Grande do Sul, a qualidade dos grãos recebidos está dentro dos padrões, informa o gestor rural Luciano Roewer, responsável pela área de armazenagem. Segundo ele, a cooperativa investe em treinamento de funcionários todos os anos para garantir a qualidade dos grãos durante o armazenamento.

“Para manter uma boa qualidade, obedecemos a todos os cuidados que devem ser seguidos na secagem, armazenagem e aeração dos grãos, passando pelo manejo de pragas nos grãos armazenados”, afirma Roewer, acrescentando que nos últimos três anos, a Cotribá reduziu suas perdas na armazenagem, agregou qualidade aos grãos e, principalmente, uniformizou a metodologia de amostragem e análise no recebimento e expedição.

Centro-Oeste - Nas regiões mais atingidas pela seca, como o Centro-Oeste gaúcho, a produtividade, o peso dos grãos e a qualidade estão significativamente abaixo do esperado.  Nessas áreas, é comum encontrar grãos com tegumento enrugado e coloração esverdeada — indicativos de estresse hídrico sofrido pelas plantas.

Diante desse cenário, os produtores redobraram a atenção para um dos principais fatores que impactam diretamente na rentabilidade: o controle da umidade dos grãos na colheita. Embora não seja uma tarefa complexa, determinar o ponto ideal de umidade exige o uso de tecnologias adequadas, desde a colheita até a entrega do produto em cooperativas, armazéns ou tradings.

Para preservar a qualidade da soja e ter maior rentabilidade, a recomendação é realizar uma colheita com umidade dos grãos entre 13% e 14%. "Quando o grão é coletado com umidade acima do ideal, o produtor precisa realizar a secagem artificial. Isso gera desconto financeiro, já que o comprador deduz o peso correspondente ao excesso de umidade", explica o engenheiro agrônomo Roney Smolareck, responsável técnico de vendas da Motomco, empresa de referência em equipamentos para controle de umidade.

“Ter as ferramentas certas na propriedade para fazer o monitoramento é fundamental para garantir resultados precisos e proteger o valor do produto”, reforça.

Tecnologia - Atenta aos desafios do campo, especialmente em um cenário de incertezas climáticas, a Motomco está lançando o CONNECT999, um medidor de umidade de grãos portátil e de alta precisão. O equipamento permite a medição rápida do teor de umidade em diferentes tipos de grãos, oferecendo resultados confiáveis em poucos segundos.

Com design robusto e interface intuitiva, o CONNECT facilita a tomada de decisão durante a colheita e o armazenamento. “É a melhor escolha para medir a umidade, fornecendo resultados precisos em menos de oito segundos”, destaca Manoella Rodrigues da Silva, do departamento de Marketing da Motomco.

O novo equipamento é indicado tanto para produtores pequenos e grandes quanto para agrônomos de cooperativas, revendas agrícolas e profissionais do setor.

Entre os diferenciais do Motomco CONNECT999 se destaca interface de uso simples, controlado por um aplicativo exclusivo que pode ser facilmente instalado no smartphone, o que torna a interação do usuário ainda mais fácil, permitindo o compartilhamento de interesses por diversas plataformas, como WhatsApp, SMS e e-mail. “Um medidor confiável e devidamente calibrado traz mais segurança ao produtor na hora de negociar seu produto”, afirma Manoella.

 

Nacional – De acordo com a Conab, no Brasil 76,4% da soja já foi colhida. Em Mato Grosso (MT), a colheita está próxima da finalização e as produtividades se mantêm elevadas. No Paraná (PR), a colheita atingiu 81% da área cultivada, com boas produtividades alcançadas. Em Mato Grosso do Sul (MS), as chuvas ocorridas paralisaram a colheita em algumas regiões do estado. Em Goiás (GO) e Minas Gerais (MG), as últimas lavouras colhidas apresentam redução na produtividade devido ao veranico em fevereiro. Em Santa Catarina (SC), a redução das chuvas afeta o desenvolvimento da safrinha, principalmente, no Oeste. Na Bahia (BA), a colheita avança rapidamente com boas produtividades. Porém, as lavouras tardias têm o seu potencial produtivo afetado devido à redução das chuvas. No Maranhão (MA), a colheita se aproxima da finalização no Sul e começou no Oeste. No Piauí (PI), o déficit hídrico ocorrido em algumas áreas afetou o potencial produtivo da cultura. No Pará (PA), as lavouras de Paragominas e Santarém apresentam bom desenvolvimento.

Sobre a Motomco – A Motomco, marca de medidores de umidade de grãos, é referência em diversas regiões agrícolas do país. De origem canadense, a Motomco é líder nacional no segmento. Mais informações podem ser encontradas em motomco.com.br.

 

 

 

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

podcast conexao agro certificação animal sanidade conexão agro
Podcast 223 - Certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose traz benefícios e garante a melhoria do leite
19/04/2025

A busca por sanidade, qualidade e segurança alimentar na produção de leite segue entre as principais preocupações dos produtores do Paraná, segundo maior estado produtor de leite do país. Confira!

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário