quarta-feira, 24 de abril de 2024

Meio Ambiente
Comitê de Sementes Florestais da Abrates auxilia na formação da Rede de Sementes do Acre
29/11/2023
O assunto foi debatido recentemente no 1º. Encontro da Rede de Sementes do Acre, realizado em Rio Branco
Por: Redação
rede de sementes do acre comitê tècnico de sementes florestais conexão agro
Plano de ação prevê a organização de grupos de coletores de sementes
Foto: Divulgação/Secom/ Neto Lucena
Tags: rede de sementes do Acre, sementes florestais

Integrantes do Comitê Técnico de Sementes Florestais da Associação Brasileira de Tecnologias de Sementes (Abrates) participaram do 1º. Encontro da Rede de Sementes do Acre, realizado recentemente em Rio Branco,como palestrantes e na formação de um grupo de trabalho.

A doutora Juliana Müller Freire, da Embrapa Agrobiologia, palestrou sobre a “Legislação de sementes e mudas florestais, e a doutora Fátima Piña Rodrigues, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e diretora interina da Rede Tecnológica de Sementes e Mudas Florestais (REMAS), abordou o tema “Redes de Sementes, o passado, o presente e o futuro”.

Além das palestras, as representantes do CTSF/ABRATES colaboraram na formação de um grupo de trabalho que discutiu os objetivos e as estratégias da futura Rede de Sementes do Acre. Nesse grupo, foram identificadas as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças para o desenvolvimento da rede, bem como a elaboração de um plano de ação.

Essa foi uma das iniciativas mais importantes do encontro: a elaboração de um plano de ação da Rede de Sementes para os próximos três anos, visando estimular uma economia de base florestal na região, com o intuito de gerar oportunidades socioeconômicas e fortalecer a biodiversidade local.

O plano prevê a organização de grupos de coletores de sementes, a definição de espécies prioritárias, a viabilização da comercialização de sementes no Acre e na região do Amazonas e a criação de uma gestão participativa da rede.

A pesquisadora da Embrapa Semiárido, Bárbara Dantas, que coordena o Comitê Técnico de Sementes Florestais, afirmou que o evento foi uma oportunidade para o CTSF/ABRATES e a REMAS promoverem, difundirem e incentivarem a produção de sementes com qualidade e legalidade em todo o território nacional.

O evento, promovido pelo governo do Acre, por meio Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), reuniu profissionais que atuam na cadeia produtiva de florestas nativas, bem como representantes de instituições governamentais, organizações não governamentais, instituições de pesquisa e membros da sociedade civil.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Leite - AEN - Conexão Agro
Coluna 189 - crise da bovinocultura leiteira e geleia de pitaya em feira do Canadá
17/04/2024

Governo do Estado e setor privado discutem soluções para a crise da bovinocultura leiteira diante da importação de países do Mercosul. Destaque também para a geleia de pitaya de produtores paranaenses que será apresentada em feira no Canadá.

 

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário