
O Lote 4 das novas concessões rodoviárias do Paraná, que prevê investimentos de R$ 16,4 bilhões nas regiões Norte e Noroeste do estado, foi arrematado nesta quinta-feira (23) pela EPR. Durante o leilão, realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), a empresa ofereceu um desconto de 21,3% sobre a tarifa básica do pedágio. Além da EPR, o certame contou com a participação de outras três concorrentes: Grupo Pátria, Mota-Engil e Motiva (ex-CCR).
O as obras do Lote 4 contemplam os contornos Norte e Leste de Londrina. Ambos considerados essenciais para melhorar o tráfego urbano e o escoamento logístico da região.
"A inclusão do Contorno Leste de Londrina e o desconto 21,3% nas tarifas básicas do pedágio são duas importantes conquistas na concessão do Lote 4, que abrange rodovias do Norte do Paraná", afirmou o deputado estadual Tercilio Turini. Ele avalia também que a participação de quatro grupos no leilão demonstra a atratividade e o potencial de desenvolvimento da região, que terá mais competitividade na atração de investimentos com as obras de infraestrutura de transporte e logística.
O cronograma de construção do Contorno Leste deve ser assim: início de estudos técnicos no segundo ano da concessão; elaboração de projetos e pedidos de licenças a partir do quarto ano; e execução das obras no sexto e sétimo anos. "A obrigação foi colocada no edital com a mobilização de lideranças políticas e da sociedade organizada, garantindo um avanço na infraestrutura rodoviária da nossa região. A concessionária terá de fazer a obra, essa é a grande conquista. A empresa vai começar pelos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental" - ressalta Tercilio Turini.
O Consórcio Infraestrutura Paraná (grupos EPR 2 Participações S.A. e Perfin Voyager) venceu o leilão, que resultou ainda num aporte de R$ 358 milhões. "É um recurso que inclusive serve de garantia para obras" - comenta o deputado.
O deputado vai insistir na implantação do Pedagiômetro para fiscalizar a arrecadação com as tarifas de pedágio e dar transparência aos contratos. "A população tem o direito de saber quantos veículos passam nas praças de cobrança, os valores que as concessionárias arrecadam e os investimentos em obras. É possível instalar equipamentos para informar os números em tempo real, existe tecnologia para isso" - diz.


