Desde o mês de outubro, produtores rurais vêm buscando recursos para a safra de milho em 2024. Tradicionalmente o pico de contratação de crédito para o cereal acontece entre os meses novembro e dezembro, após o plantio da safra de verão.
A correria às instituições de crédito tem explicação: esses recursos antecipados permitem que o produtor adquira os insumos necessários para o seu negócio, aproveitando as melhores oportunidades do mercado, ou seja, menores preços na compra de insumos, sementes e defensivos agrícolas para a nova safra.
Outra vantagem é que com a antecipação dos recursos os agricultores realizam suas atividades dentro do período hábil, plantando na época recomendada para cumprir com as regras do zoneamento agrícola, caso necessitem acionar o Proagro - Programa de Garantia da Atividade Agropecuária.
O pequeno agricultor José Aparecido Cardoso, do bairro Pó-de-Serra, no distrito Lerroville, finalizou o plantio da soja no dia 25 de outubro e agora está buscando financiamento para o milho. "Vou financiar o milho, porque a gente tem que programar bem cedo para chegar na hora e não ter problema, não pagar mais caro pelos insumos. Com o dinheiro na mão a gente consegue desconto e também é mais seguro, não corre risco de não encontrar um híbrido de boa qualidade", afirma ele.
O especialista em crédito rural, Vitor Pasquini, gerente de Desenvolvimento do Agronegócio da Sicredi Dexis, concedeu entrevista ao Conexão Agro e falou sobre o custeio do milho
Como a Sicredi Dexis vem orientando o produtor rural sobre a importância da gestão da safra para reduzir custos de produção?
Buscamos sempre entender o mercado e oferecer as melhores soluções no momento ideal para os produtores. Sabemos da importância de uma boa gestão das propriedades, e uma boa gestão é saber o momento ideal de adquirir os insumos, de vender a produção, e de se proteger das variações do mercado. Para apoiar o produtor rural nessa gestão, liberamos os custeios no melhor momento para o produtor adquirir os insumos, como exemplo nesse momento os produtores estão finalizando o plantio da Soja e já estão negociando os insumos para o Milho Segunda Safra, com melhores condições, pagando a vista e garantindo melhores preços.
O importante é o produtor saber que no momento ideal para adquirir os insumos para a sua lavoura ele pode contar com o apoio do Sicredi.
Hoje os produtores rurais estão buscando recursos para a Safra de Inverno?
Apesar de ainda estarmos liberando recursos para as safras de verão, alguns produtores já estão finalizando o plantio da soja e planejando as safras de inverno. Nesse momento estamos financiando todas as culturas de inverno, como milho, sorgo, trigo, aveia, batata etc.
Quanto a cooperativa tem de recursos disponíveis para apoiar os produtores rurais que vão plantar a safra de Inverno?
Na Safra 2023/2024 estimamos liberar R$3,5bi em Crédito para os produtores rurais, acreditamos que para as culturas de inverno destinaremos R$ 1,5 bilhão desse total.
Os recursos já começaram a ser liberados?
Iniciamos o atendimento em agosto de 2023, más sabemos que o pico de contratação será neste mês e dezembro após o plantio da safra de verão.
Os recursos normalmente são utilizados para compra antecipada de insumos, sementes, etc?
O custeio agrícola é uma modalidade de crédito rural destinada ao financiamento de despesas recorrentes nos ciclos produtivos da agricultura e da pecuária, como fertilizantes, insumos, defensivos e sementes. Dentro do custeio pode ser financiado a assistência técnica e o seguro rural.
Como o produtor deve fazer para conseguir o recurso? Ao dar entrada na contratação do crédito, quantos dias levam para o dinheiro ser liberado?
Para ter acesso basta o associado procurar os especialistas do agronegócio em uma das 112 agências da Sicredi Dexis. O crédito rural evoluiu muito, dependendo do cadastro do associado, se tiver atualizado com as informações cadastradas no CAR, o associado consegue contratar as operações de CPR Fácil do seu smartphone em sua propriedade ou residência. O dinheiro é creditado em segundos na conta corrente. Buscamos sempre proporcionar para os nossos associados uma melhor experiência.
Qual o prazo de pagamento?
O prazo de pagamento dos custeios depende da cultura implantada, geralmente é 60 dias após a colheita.
Como o produtor rural pode conhecer as linhas de crédito da cooperativa de crédito?
A Sicredi Dexis atende mais de 16 mil produtores no Plano Safra, oferecendo linhas de crédito tanto controladas com juros subsidiados quanto recursos Livres, nossa carteira de crédito ultrapassa 3,8Bi somando custeio e investimentos no agronegócio, para os produtores que desejam conhecer mais a respeito das linhas de crédito disponível na Cooperativa, peço que entre em contados com os nossos especialistas do agronegócio em uma das 112 agências da Sicredi Dexis. Nosso compromisso é entender as necessidades dos associados e oferecer a melhor solução financeira contribuindo com o desenvolvimento do agronegócio.
Leia Também
Compartilhe
Últimas Notícias
Coluna Podcast
Embora seja um grande produtor de plantas ornamentais, o Brasil tem carência em pesquisa e melhoramento genético. Todas sementes de plantas ornamentais são importandas. Reportagem especial você acompanha no podcast “Conexão Agro”.