quarta-feira, 24 de abril de 2024

Agropecuária
Desenvolvimento de potros durante a gestação impacta performance atlética
02/12/2023
Criadores devem se atentar aos cuidados a fim de gerar um animal com bom desenvolvimento dos tendões, ossos e músculos  
Por: Redação
potros - gestação equina - nutrição - conexão agro
Uma dieta rica em proteína e energia são pontos cruciais para uma gestação saudável
Divulgação
Tags: gestão de equinos, nutrição de potros

A fase de gestação dos equinos é um momento essencial para que o potro expresse todo seu potencial genético enquanto ainda está em estágio fetal. O período de prenhez das éguas dura entre 350 e 360 dias. Nesta fase, as éguas passam por diferentes etapas de mudança corporal e hormonal, o que exige dieta e manejo especiais.

Essas alterações fazem as éguas necessitarem de uma atenção na alimentação, suplementação e cuidados veterinários, aponta o zootecnista Sigismundo Fassbender, gerente de Produtos Equinos da Guabi Nutrição e Saúde Animal. “A nutrição da mãe, seja ela matriz ou receptora, é essencial durante todo o período gestacional para garantir a expressão gênica desejada, uma vez que qualquer insulto nutricional durante esse período, interfere negativamente na vida pós-natal da cria. Por isso, é fundamental que exista um programa voltado a suprir todas as exigências nutricionais das éguas e dos potros”, explica. Segundo o especialista, os cuidados asseguram uma troca de nutrientes mais eficiente entre o potro e a égua.

Uma dieta rica em proteína e energia são pontos cruciais para uma gestação saudável. Com uma alimentação balanceada, a produção de leite das éguas também é beneficiada. De acordo com o gerente da Guabi, caso não seja disponibilizada uma dieta que supra as exigências nutricionais, a égua irá parir um potro menor, que terá seu desenvolvimento comprometido. “As consequências de um déficit nutricional durante a gestação vão se expressar no animal ao longo da sua vida, impedindo que alcance 100% do seu potencial genético. Isso significa que ele não terá um bom desenvolvimento dos tendões, ossos e músculos”, alerta.

“A premissa básica para alcançar o desenvolvimento esperado na gestação é o balanceamento e fornecimento adequado de todos os nutrientes”, revela. O zootecnista ainda destaca que as éguas precisam ter acesso a uma alimentação com forragem e água de boa qualidade à vontade, sendo complementada com ração específica para a categoria e de preferência apenas com minerais orgânicos. “Sabemos que o uso de uma suplementação com minerais orgânicos, probióticos e prebióticos têm uma contribuição significativa para o desenvolvimento fetal”, ressalta.

Soluções

A linha de produtos GuabiTech oferece os nutrientes específicos que auxiliam os criadores nessa fase da chamada programação fetal dos equinos. A GuabiTech Care é uma ração com alto teor de proteína digestível, voltada para éguas no início e final da gestação, éguas lactantes e potros. Já o GuabiTech Energy Pro 20 é um suplemento mineral proteico e energético indicado para todas as idades. Ambos os produtos são enriquecidos com alta inclusão de probiótico e prebiótico, além de 100% dos microminerais orgânicos. 

Sobre a Guabi Nutrição e Saúde Animal

A Guabi Nutrição e Saúde Animal é uma empresa que se dedica desde 1974 ao desenvolvimento e fabricação de produtos de alta qualidade, voltados para o bem-estar de todo o ciclo: animais, produtores, criadores e consumidor final. Investe na qualidade dos insumos e tecnologias de ponta que garantam o melhor resultado e hoje, é uma das maiores empresas de nutrição e saúde animal do país. Tem forte atuação em todos os estados brasileiros, possuindo unidades fabris distribuídas pelo Brasil, Centros de Distribuição em diversos estados e o Escritório Nacional, em Campinas/SP. Para saber mais, acesse: www.guabi.com.br

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Leite - AEN - Conexão Agro
Coluna 189 - crise da bovinocultura leiteira e geleia de pitaya em feira do Canadá
17/04/2024

Governo do Estado e setor privado discutem soluções para a crise da bovinocultura leiteira diante da importação de países do Mercosul. Destaque também para a geleia de pitaya de produtores paranaenses que será apresentada em feira no Canadá.

 

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário