A Embrapa Territorial reuniu num ambiente digital um conjunto de materiais para auxiliar o produtor rural no processo de gestão da produção orgânica e agroecológica. Dentro do “Pró-Orgânico”, as principais tecnologias, publicações, vídeos e áudios informativos da Embrapa na temática estão congregadas numa Organoteca, de livre acesso. Outros materiais de apoio, como planilha de custos para a gestão financeira da produção, lista de fertilizantes, corretivos, substratos e fitossanitários permitidos, também estão disponíveis para consulta.
A apresentação desses conteúdos ocorrerá no dia 27 de novembro, às 15h, pelo canal da Embrapa no Youtube. A transmissão também trará uma palestra sobre a atualidade e o futuro do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo), ministrada pelo pesquisador José Espíndola, da Embrapa, presidente do portfólio Agroecologia e Produção Orgânica.
O ambiente virtual que será apresentado é um dos resultados do projeto Pró-Orgânico, liderado pela pesquisadora Gisele Vilela, da Embrapa Territorial (Campinas, SP), e tem por parceiros: a Central das Associações de Produtores Orgânicos do Sul de Minas (OSM), a Cooperativa Orgânica Agroflorestal Comuna da Terra, a Superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária de São Paulo (Mapa/SP), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), além de participações da Embrapa Gado de Leite, Embrapa Agrobiologia e Embrapa Meio Ambiente.
No âmbito da parceria, também foram desenvolvidos formulários digitais que facilitam o preenchimento periódico de dados pelos agricultores orgânicos. Nesta fase, esses formulários são de uso exclusivo das instituições parceiras.
SERVIÇO
Lançamento do ambiente digital Pró-Orgânico:
Dia: segunda-feira, 27 de novembro
Horário: 15h
Link: https://www.youtube.com/watch?v=zB7K-_mdYaY
Leia Também
Compartilhe
Últimas Notícias
Coluna Podcast
Embora seja um grande produtor de plantas ornamentais, o Brasil tem carência em pesquisa e melhoramento genético. Todas sementes de plantas ornamentais são importandas. Reportagem especial você acompanha no podcast “Conexão Agro”.