segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Agricultura Familiar
Embrapa participa dos avanços em curso envolvendo a mecanização da agricultura familiar
28/11/2023
Tecnologia
Por: Redação
Embrapa participará do plano de trabalho, incluído no Acordo de Cooperação Técnica, para o desenvolvimento de máquinas específicas
Foto: Felipe Santos da Rosa

Iniciativas voltadas para a mecanização do segmento da agricultura familiar no Brasil foram a tônica da participação da Embrapa Hortaliças na 21ª Reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Hortaliças, realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA. A partir do tema "Panorama da Mecanização para a Agricultura Familiar no Brasil", o analista Henrique Carvalho, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, apresentou um cenário de ações em curso, onde detalhou as perspectivas para o segmento no que tange ao uso de maquinário agrícola no cultivo de hortaliças.

De acordo com Carvalho, apesar de a mecanização na agricultura familiar vir apresentando crescimento progressivo desde os anos 2000, isso acontece de maneira desigual, com a maioria dos agricultores ainda sem acesso a máquinas, implementos e equipamentos agrícolas, "uma realidade que vem mobilizando várias esferas governamentais na busca por soluções economicamente viáveis e socialmente justas".

"Conforme os dados do Censo Agropecuário do IBGE 2017, apenas 12% dos agricultores familiares possuem máquinas para auxiliar na produção, tratores em sua maioria e, nesse universo, cerca de 3,2 milhões de estabelecimentos rurais não possuem acesso a máquinas agrícolas", pontua o analista, para quem a Embrapa vem gradativamente ampliando o seu papel nesse arcabouço de iniciativas que buscam alterar essa conjuntura.

"A Embrapa participará, por exemplo, do plano de trabalho incluído no Acordo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento de máquinas específicas para a agricultura familiar. Além da Embrapa, participam os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), Indústria e Comércio (MDIC) e de Ciência e Tecnologia (MCTI), e instituições de fomento à pesquisa e inovação - BNDES, Embrapii, Finep e bancos (BB, BNB e BASA)".

Os compromissos assumidos pela Embrapa também se estendem a outras perspectivas, conforme a abordagem de Carvalho: em curso, tratativas para a assinatura de Termo de Execução Descentralizada (TED) com o MDA para a realização de pesquisa de tecnologias e avaliação de demandas; desenvolvimento de página web com o objetivo de facilitar o acesso a informações; realização de eventos para apresentação de inovações tecnológicas; e estabelecimento de redes institucionais de fomento de PD&I visando o desenvolvimento tecnológico.

Fonte: Embrapa

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Podcast Conexão Agro 208 - Agenda de restauração florestal depende do engajamento do agro, da sociedade e do setor público
05/10/2024

Nunca se falou tanto em restauração florestal como uma alternativa estratégica para os produtores rurais. Confira no Podcast Conexão Agro.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário