Geração de cerca de 800 empregos diretos e indiretos, mais de R$ 270 milhões em investimentos diretos, uma área total de 259.084m², capacidade anual de produção de 216.000 toneladas de caroço de algodão, 108.000 toneladas de refino de óleo bruto de algodão. Esses são apenas alguns números da nova unidade da Icofort Agroindustrial, que será inaugurada no dia 29 de novembro, em Nova Mutum (MT) e que colocará o Brasil como o segundo maior produtor de óleo de algodão do mundo.
A nova fábrica produzirá um portfólio diversificado de produtos, que inclui uma linha robusta de óleos, margarinas (livres de gorduras hidrogenadas), rações, celulose e gorduras, projetados para atender às necessidades dos segmentos de alimentos, nutrição animal e biocombustíveis. O óleo de algodão, reconhecido por suas propriedades nutricionais (Rico em vitamina E e Ômega-3) e alta estabilidade térmica e oxidativa, destaca-se como uma das matérias-primas preferidas na indústria alimentícia, Food Service e na produção de biodiesel, competindo com qualidade e eficiência.
Hoje, o óleo de algodão é amplamente utilizado na indústria alimentícia pelas suas propriedades nutricionais e por possuir ponto de queima mais prolongado. Além disso, o óleo de algodão é uma das principais matérias-primas utilizadas na produção de biodiesel no Brasil, em concorrência com a soja. Desde 2008, quando o governo federal passou a exigir a adição de uma porcentagem mínima de biodiesel ao óleo diesel, o óleo de algodão tem sido uma matéria-prima fundamental para o setor.
Sustentabilidade
Com tal expansão, a Icofort se consolida como a maior empresa do setor no país, com uma capacidade anual total de 375 mil toneladas de esmagamento de caroço de algodão e 170 mil toneladas de refino de óleo bruto de algodão. Mas o óleo não é o único produto. Com uma cadeia produtiva 100% focada em sustentabilidade, a Icofort reaproveita o bagaço resultado do processo de refino para produzir ração para animais. O farelo de algodão é um ingrediente altamente proteico utilizado para balancear a alimentação de bovinos, ovinos e caprinos necessita.
Além dos produtos para nutrição animal (torta e torta moída de algodão), empresa atua no mercado de alimentos (com uma linha de óleos, margarinas e gorduras) e com a produção do línter (produto extraído da semente do algodão, utilizado para fabricação de diversos produtos, como telas de LCD e LED, viscose, papel moeda, esmaltes e até propulsores de foguetes).
História
A Icofort nasceu a partir da Ciane – Companhia Industrial Algodoeira do Nordeste S/A, que foi fundada em 1965 na cidade de Icó, no Ceará. A companhia beneficiava o algodão em rama e extraía o seu óleo. A Ciane foi a primeira semente, que resultou, hoje, na Icofort. Liderada hoje por Décio Barreiro Junior, a segunda geração a chefiar a empresa, a Icofort tem forte atuação no estado da Bahia, com unidades em Juazeiro e em Luiz E. Magalhães. Sua sede fica em Fortaleza (CE).
Leia Também
Compartilhe
Últimas Notícias
Coluna Podcast
Dia Mundial do Solo, celebrado em 5 de dezembro, reforça a importância de preservar e gerir de forma sustentável esse recurso essencial para a vida no planeta. O podcast “Conexão Agro” traz reportagem especial sobre como solos sadios reduzem efeitos das mudanças climáticas e garantem maior produtividade no campo.