quarta-feira, 24 de abril de 2024

Exportações
Exportações de ovos de janeiro são as maiores dos últimos cinco meses
15/02/2024
Volume de ovos para consumo embarcado pelo Brasil em janeiro de 2024 chegou a 1,9 mil toneladas, 104% superior ao do mês anterior
Por: Redação
Exportação de ovos - Conexão Agro
Maior impulso nas exportações de ovos foi devido as compras dos Emirados Árabes, que foram 400% superiores
Foto: Pixabay
Tags: Cepea/Esalq-USP, exportação de ovos
As exportações brasileiras de ovos (in natura e processados) cresceram com força em janeiro, atingindo o melhor desempenho desde agosto de 2023. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o impulso veio principalmente das compras dos Emirados Árabes Unidos, que, no primeiro mês de 2024, adquiriram quase quatro vezes mais que em dezembro de 2023.
Ao todo, foram 1,9 mil toneladas de ovos para consumo embarcadas pelo Brasil em janeiro de 2024, volume 104% superior ao do mês anterior e 86% acima do registrado no mesmo período do ano passado, segundo dados Secex. No mercado interno, os preços dos ovos subiram na última semana, refletindo a maior procura, devido ao recebimento de salários e à proximidade da Quaresma, período tradicionalmente marcado pelo aquecimento da demanda.
Frango
As cotações dos produtos de origem avícola reagiram no mercado doméstico neste início de mês, na maioria das praças monitoradas pelo Cepea. Segundo pesquisadores, o impulso veio da maior demanda, com o recebimento dos salários (e o consequente aumento do poder de compra da população) e a antecipação das vendas por conta do período de carnaval (12 e 13 de fevereiro).
Em relação às exportações, após baterem recorde em 2023, os embarques brasileiros de carne de frango caíram em janeiro, refletindo as menores compras dos principais parceiros comerciais do País na Ásia e no Oriente Médio. Foram 404,9 mil toneladas enviadas ao exterior, dentre produtos in natura e processados, volume 13,3% abaixo do exportado no mês anterior e 3,8% inferior ao de jan/23, conforme dados da Secex compilados pelo Cepea.
Fonte: Cepea

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Leite - AEN - Conexão Agro
Coluna 189 - crise da bovinocultura leiteira e geleia de pitaya em feira do Canadá
17/04/2024

Governo do Estado e setor privado discutem soluções para a crise da bovinocultura leiteira diante da importação de países do Mercosul. Destaque também para a geleia de pitaya de produtores paranaenses que será apresentada em feira no Canadá.

 

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário