segunda-feira, 21 de abril de 2025

Sustentabilidade
Fertilizante multifuncional alia eficiência e sustentabilidade ambiental
19/03/2025
Com tecnologia sustentável, solução melhora a produtividade, reduz a emissão de CO² e prepara o solo para os desafios climáticos
Por: Redação
agrosilicio fertilizantes conexão agro
Produto atua no solo e na planta, fornecendo nutrientes como cálcio, magnésio e silício
Divulgação

As mudanças climáticas trazem desafios cada vez maiores ao setor agrícola, demandando práticas mais eficientes e sustentáveis. Entre elas, destaca-se a construção do perfil de solo, um processo gradual que melhora sua qualidade, corrige deficiências e restaura a atividade biológica, garantindo o fornecimento adequado de elementos essenciais às culturas no momento e na quantidade ideais. Para alcançar esses objetivos, uma das estratégias é o uso de fertilizantes como o AgroSilício, um produto multifuncional que combina nutrição e proteção para as lavouras.

O engenheiro agrônomo da Agronelli, Maurício Komori, explica que o produto atua no solo e na planta, fornecendo nutrientes como cálcio, magnésio e silício. "O silício, em particular, forma uma camada de sílica sob a cutícula das plantas, funcionando como uma barreira física que aumenta a resistência contra pragas e doenças. Além disso, melhora a absorção de nutrientes, fortalece a tolerância a fatores de estresse ambiental, como temperaturas extremas, falta de água e, também, corrige acidez do solo."

Produzido pela Harsco Environmental a partir do beneficiamento de um subproduto oriundo da produção de aço, que é processado à base de silicato de cálcio e magnésio, o AgroSilício é gerado no processo siderúrgico com temperatura elevadas, conferindo alta reatividade e solubilidade dos nutrientes. Comercializado exclusivamente pela Agronelli Soluções, ele vai além de nutrir o solo e as culturas. "Ele não apenas melhora a estrutura do solo e reforça a resistência das plantas a condições climáticas adversas, mas também é um exemplo de sustentabilidade, pois reduz a pegada de carbono, visto que não libera CO² na sua incorporação ao solo", destaca Komori.
Ainda segundo o gerente técnico, o uso do AgroSilício traz vantagens ambientais significativas, uma vez que ele elimina a necessidade de explorar novas jazidas naturais para obtenção de nutrientes e evita a liberação de dióxido de carbono (CO2), principal responsável pelo efeito estufa. Enquanto o calcário agrícola libera 440 kg de CO2 a cada 1.000 kg aplicados, o AgroSilício não libera CO2 (carbono neutro).

"O compromisso da Harsco com a sustentabilidade se reflete diretamente na redução das emissões de carbono no agronegócio. Somente em 2022, o uso do AgroSilício possibilitou a redução de mais de 130 mil toneladas de gases de efeito estufa liberados na atmosfera. Além de proporcionar ganhos de produtividade ao produtor, que pode aplicá-lo a lanço, o produto torna a lavoura mais sustentável, promovendo a regeneração do solo e contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas. O AgroSilício desempenha um papel essencial nesse processo, unindo produtividade e sustentabilidade ", destaca o CEO da Harsco Environmental na América Latina, Wender Alves.

Ao investir em tecnologias que unem inovação e responsabilidade ambiental, a Agronelli busca atender às demandas do campo e da sociedade, promovendo uma agricultura mais eficiente e sustentável. Por meio de soluções como o AgroSilício, a empresa contribui para o fortalecimento das lavouras frente aos desafios climáticos, aliando produtividade e preservação ambiental.

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

podcast conexao agro certificação animal sanidade conexão agro
Podcast 223 - Certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose traz benefícios e garante a melhoria do leite
19/04/2025

A busca por sanidade, qualidade e segurança alimentar na produção de leite segue entre as principais preocupações dos produtores do Paraná, segundo maior estado produtor de leite do país. Confira!

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário