
É consenso que hoje a disponibilidade de softwares e plataformas tecnológicas voltadas ao agro é vasta. Mas será que ter a melhor ferramenta garante resultados? Grande parte do mercado já entende que é preciso ir além. Independentemente do porte da empresa, a capacidade de transformar um volume crescente de informações em decisões claras e ações estratégicas é o que realmente impulsiona o crescimento e a competitividade. Não se trata apenas de ter o software mais avançado, mas de saber utilizá-lo para extrair valor.
Para o consultor Jorge Carvalho, da Brid Soluções, falar de gestão baseada em dados é falar de transformar informação em clareza de decisão. “As empresas têm à disposição CRMs, ERPs, satélites, BIs, e outras ferramentas, mas o maior desafio não está na tecnologia, e sim em integrar essas informações de forma organizada, conectando indicadores de diferentes áreas e transformando-os em decisões estratégicas para o dia a dia. É preciso criar métodos e rotinas que simplifiquem essa leitura, dando aos líderes não apenas relatórios, mas caminhos concretos para agir com mais assertividade”, enfatiza Carvalho.
Onde o resultado acontece
Além de trazer clareza, Carvalho destaca que os dados dão foco e direção, orientando o esforço para o que é realmente mais urgente, lucrativo e estratégico, onde os resultados se materializam.
O consultor relata que é comum, ao iniciar um trabalho, ouvir dos clientes frases como: “Aqui você vai ver que já temos a maioria dos dados ou já fazemos essas análises”. Mas, segundo ele, ao mergulhar na realidade, encontra-se justamente o contrário: informações e indicadores essenciais, que deveriam ser monitorados ou receber intervenção imediata, sendo negligenciados e ignorados — seja por falta de conhecimento, seja por falta de tempo.
Erros recorrentes
Um exemplo recorrente citado por Carvalho se observa em canais de distribuição de insumos em que apenas 2% a 5% da carteira de clientes é responsável por 50%, ou seja, a metade do resultado do negócio.
“Isso permitiria prever até o comportamento de vendas nos meses seguintes pela análise desse grupo de clientes. Porém, ao avaliar o relacionamento, não é incomum descobrir que 40% a 60% desses clientes não têm visitas registradas ou histórico de interação. Em um dos casos atendidos por nós, nossa intervenção foi direcionada para a conscientização da equipe e o acompanhamento estruturado desse grupo. O resultado foi que a empresa passou a ser vista como mais eficaz, competitiva e presente no mercado, refletindo em maior participação e melhores margens.”
Resultados concretos
Muitos gestores já fizeram a virada de chave e hoje estão convictos sobre a importância e os benefícios da gestão eficaz de dados.
Júlio Muller, diretor da Rural Mais Agronegócios, afirma que sem as informações bem organizadas a gestão seria praticamente impossível, mencionando um salto na visualização de dados e na organização interna. Ana Bortoli, coordenadora comercial da Rural Mais Agronegócios, complementa que a organização e leitura inteligente dos dados trouxeram "total clareza sobre onde estamos e quais as oportunidades" para aumento de faturamento e margem.
Elcyo Pussi, coordenador de TI da Adama Brasil, salienta que a demanda por estruturação de dados vem das áreas de negócio, que buscam agilidade e assertividade nas entregas. Já Silvana Santos, coordenadora de Inovação e Inteligência Artificial da Coamo, reforça que "tudo é movido por dados" e que a capacidade de usar esses dados de forma produtiva e inteligente é um diferencial competitivo essencial, dada a constante geração de informações por equipamentos de alta tecnologia no campo e na gestão.
Luiza Bader, responsável pelo Marketing e Acesso ao Mercado da Nova do Brasil, enfatiza a importância de ferramentas que auxiliam na tomada de decisão assertiva, especialmente frente às dificuldades climáticas, financeiras e políticas que o agronegócio enfrenta. "Se tivermos uma gestão adequada e efetiva, conseguimos passar por essas dificuldades", conclui Bader.
Jorge Carvalho ressalta que dados funcionam como uma bússola, indicando a posição atual da empresa e o caminho para o futuro. Quando bem trabalhados, promovem clareza, estratégia e confiança, transformando-se em alavancas de crescimento e competitividade. O conselho para empresas que hesitam, diz ele, é "começar simples e rápido", focando em indicadores relevantes e estabelecendo uma rotina de análise e ação.


