A Polícia Civil de Palotina, no oeste do Paraná, divulgou nesta quinta-feira (27) a identificação dos oito trabalhadores que morreram vítimas de uma série de explosões em um silo de grãos da cooperativa C.Vale, em Palotina. Sete deles são haitianos e um brasileiro.
Segundo a C. Vale, dos oito mortos, um é funcionário da C.Vale e outros sete são terceirizados do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias (Sintomage).
Outras 11 vítimas seguem internadas em hospitais da região e de Curitiba, sendo que nove estão em estado grave. Uma vítima ainda segue desaparecida. Equipes de resgate permanecem no local fazendo as buscas.
As explosões sequenciais ocorreram no final da tarde de ontem (26) em um silo de secagem de grãos cooperativa.
Lista das vítimas divulgada pela Polícia Civil:
Haitianos
Donald ST Cyr – 24 anos
Eugênio Metelus – 53 anos
Jean Michee Joseph – 29 anos
Jena Ronald Calix – 27 anos
Michelet Louis - 41 anos
Reginaldo Gegrard – 30 anos
Wicken Celestin – 55 anos
Brasileiro
Saulo da Rocha Batista – 53 anos
Governo do Paraná lamenta mortes e explosão
O Governo do Paraná lamenta profundamente o grave incidente ocorrido na tarde de ontem (26) em uma cooperativa na cidade de Palotina. Logo após a ocorrência foi enviado para o local todo apoio necessário para a operação de busca por sobreviventes e auxílio médico para os feridos. Foi decretado luto oficial de três dias.
Cerca de 35 bombeiros militares de todas as cidades da região começaram o atendimento e 14 bombeiros do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), equipe especializada da corporação, além de cães, foram enviados no fim da noite e começo da madrugada da Capital para Palotina para a continuidade das buscas. que estão sendo atendidos em hospitais da região e de Curitiba.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior está em viagem oficial aos Estados Unidos e lamentou profundamente o ocorrido. "O povo do Paraná é solidário aos familiares e amigos dessas vítimas que partiram enquanto estavam trabalhando", afirmou.
O governador em exercício Darci Piana se deslocou ao município nesta quinta-feira (27) para prestar pessoalmente toda solidariedade do Estado aos moradores da região e, principalmente, a amigos e familiares das vítimas da explosão. “É um momento muito triste para o nosso Estado. Reforço meu apoio e minha solidariedade aos cooperados da C.vale e suas famílias. O Governo do Estado não medirá esforços para ajudar as pessoas impactadas pela tragédia”, afirmou.
Peritos da Polícia Científica também estão na área do incidente desde a noite da ocorrência para auxiliar a esclarecer os fatos. Um inquérito já foi aberto pela Polícia Civil para apurar as causas da explosão.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) permanece em alerta para o apoio operacional e de assistência nas unidades e estruturas hospitalares do Estado e auxilia os municípios do Oeste por meio da Regulação de Leitos.
O Governo do Paraná segue mobilizado e não medirá esforços para prestar todo suporte necessário à cidade e seus moradores nesse momento de tristeza profunda para todos os paranaenses.
Leia Também
Compartilhe
Últimas Notícias
Coluna Podcast
Embora seja um grande produtor de plantas ornamentais, o Brasil tem carência em pesquisa e melhoramento genético. Todas sementes de plantas ornamentais são importandas. Reportagem especial você acompanha no podcast “Conexão Agro”.