
Produtores de feijão do Paraná ganharam, na tarde desta quinta-feira (10), uma nova ferramenta para auxiliar no manejo das pragas da cultura. O IDR MIP Feijão é um aplicativo desenvolvido após uma pesquisa conduzida entre os anos 2014 e 2019 pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR). O aplicativo, que é gratuito, foi lançado oficialmente em um evento promovido pelo Instituto no Pavilhão Smart Agro, na ExpoLondrina. O objetivo da ferramenta é auxiliar no monitoramento e na tomada de decisão contra as 46 espécies de pragas que acometem o feijão no estado.
Idealizador da tecnologia, o pesquisador do IDR Humberto Godoy Androcioli conta que o estudo foi realizado ao longo de cinco anos em 38 municípios e em 600 propriedades paranaenses. Já disponível na App Store e no Google Play, o app foi testado por cerca de 20 produtores parceiros da equipe de pesquisa do Instituto. “Utilizamos do recurso de teste com usuários beta para ter certeza que o aplicativo fosse lançado sem qualquer bug para todos os outros usuários. E deu certo. Está tudo funcionando perfeitamente”, garantiu Androcioli.
Após baixar o app no celular, o usuário poderá cadastrar e identificar sua propriedade, nome do Talhão, variedade, número de hectares e data do plantio. É possível, também cadastrar nova amostragem, guia de amostragem (com orientações detalhadas) e níveis de controle. A partir das informações fornecidas ao app, o usuário recebe dados sobre ações e até mesmo produtos indicados para o seu caso, caso tenho algum problema identificado. Tudo isso a partir do banco de dados utilizado pelo IDR MIP Feijão, abastecido a partir da pesquisa conduzida por Humberto Godoy Androcioli. “Estamos muito satisfeitos com os resultados que conseguimos oferecer a partir de um trabalho árduo de pesquisa que foi provocada por uma demanda da Seab [Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná]. ”
Leia Também
Compartilhe
Últimas Notícias
Coluna Podcast

A busca por sanidade, qualidade e segurança alimentar na produção de leite segue entre as principais preocupações dos produtores do Paraná, segundo maior estado produtor de leite do país. Confira!