segunda-feira, 21 de abril de 2025

Inovação
IDR lança, na ExpoLondrina, aplicativo para auxiliar produtor no manejo de pragas de feijão
10/04/2025
Ferramenta ajuda no monitoramento e ação contra pragas que afetam o feijão no estado
Por: Redação
feijão APP IDR-PR Conexão Agro
App foi testado por cerca de 20 produtores parceiros da equipe de pesquisa
Divulgação/Pixabay
Tags: App feijão

Produtores de feijão do Paraná ganharam, na tarde desta quinta-feira (10), uma nova ferramenta para auxiliar no manejo das pragas da cultura. O IDR MIP Feijão é um aplicativo desenvolvido após uma pesquisa conduzida entre os anos 2014 e 2019 pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR). O aplicativo, que é gratuito, foi lançado oficialmente em um evento promovido pelo Instituto no Pavilhão Smart Agro, na ExpoLondrina. O objetivo da ferramenta é auxiliar no monitoramento e na tomada de decisão contra as 46 espécies de pragas que acometem o feijão no estado.

Idealizador da tecnologia, o pesquisador do IDR Humberto Godoy Androcioli conta que o estudo foi realizado ao longo de cinco anos em 38 municípios e em 600 propriedades paranaenses. Já disponível na App Store e no Google Play, o app foi testado por cerca de 20 produtores parceiros da equipe de pesquisa do Instituto. “Utilizamos do recurso de teste com usuários beta para ter certeza que o aplicativo fosse lançado sem qualquer bug para todos os outros usuários. E deu certo. Está tudo funcionando perfeitamente”, garantiu Androcioli.

Após baixar o app no celular, o usuário poderá cadastrar e identificar sua propriedade, nome do Talhão, variedade, número de hectares e data do plantio. É possível, também cadastrar nova amostragem, guia de amostragem (com orientações detalhadas) e níveis de controle. A partir das informações fornecidas ao app, o usuário recebe dados sobre ações e até mesmo produtos indicados para o seu caso, caso tenho algum problema identificado. Tudo isso a partir do banco de dados utilizado pelo IDR MIP Feijão, abastecido a partir da pesquisa conduzida por Humberto Godoy Androcioli. “Estamos muito satisfeitos com os resultados que conseguimos oferecer a partir de um trabalho árduo de pesquisa que foi provocada por uma demanda da Seab [Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná]. ”

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

podcast conexao agro certificação animal sanidade conexão agro
Podcast 223 - Certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose traz benefícios e garante a melhoria do leite
19/04/2025

A busca por sanidade, qualidade e segurança alimentar na produção de leite segue entre as principais preocupações dos produtores do Paraná, segundo maior estado produtor de leite do país. Confira!

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário