quarta-feira, 24 de abril de 2024

Eventos, Oportunidades
IDR-Paraná leva ao Show Rural agroecologia e ações de conservação do solo e da água
30/01/2024
A intenção é criar um espaço onde o visitante possa circular e trocar experiências sobre os projetos apresentados.
Por: Redação
agroecologia matas ciliares show rural idr´paraná conexão agro
Vitrine tecnológica reproduzirá uma propriedade agroecológica
Foto: IDR-Paraná
Tags: agrocecologia no show rural, vitrine agroecológica

Junto com a Sanepar, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná oferta uma edição especial do projeto Caminho das Águas, com maquete para mostrar a importância da preservação. Já uma vitrine tecnológica reproduzirá uma pequena propriedade com cultivo dentro do princípio da agroecologia.

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e a Sanepar levarão ao Show Rural 2024, em Cascavel, uma edição renovada para a área chamada Caminho das Águas. A intenção é criar um espaço onde o visitante possa circular e trocar experiências sobre os projetos apresentados.

No espaço haverá uma maquete para representar a importância da conservação de solos e da água, que pode diminuir os riscos ambientais e proteger a saúde da família. A maquete mostra o ciclo da água sem preservação e o resultado da má conservação. E, em contrapartida, o ciclo da água com preservação e ações apropriadas.

Os visitantes poderão conhecer mais sobre a conservação de matas ciliares, um sistema de tratamento de efluentes doméstico para as propriedades rurais, e sobre a proteção de nascentes, com o passo a passo para sua montagem.

Estas iniciativas representadas na maquete fazem parte de projetos executados pelo IDR-Paraná, como a proteção de nascentes, que no último ano realizou uma grande ação no Estado, contemplando proteção de mil nascentes em um dia. Com isso, o Estado totaliza mais de 5 mil fontes protegidas e georreferencias em todas as regiões.

VITAL 2024 – Outra ação é a Vitrine Tecnológica de Agroecologia Vilson Nilson Redel – Vital, uma unidade demonstrativa de tecnologias voltadas à agricultura orgânica e agroecologia. Ela ocupará uma área de aproximadamente 4,4 mil metros quadrados, reproduzindo uma propriedade agroecológica sustentável com foco em atividades de transição agroecológica. Neste ano o espaço completa 20 anos no Show Rural Coopavel.

É uma ação conjunta desde o planejamento, implementação e condução da área entre várias instituições e organizações da região Oeste do Paraná e de outras do País, com o objetivo comum de difundir tecnologias para a agricultura orgânica.

Os temas apresentados na Vitrine Tecnológica de Agroecologia são: mandala (plantas medicinais e PANC Nativas – plantas que possuem uma ou mais partes comestíveis e que não estão incluídas no cardápio cotidiano), culturas anuais (soja, milho, arroz, gergelim, feijão, amendoim), olericultura a campo com foco em SPDH-Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (alface, quiabo, pepino, abobrinha), além de culturas como tomate, alho-poró, cenoura; e SAF-Sistema Agroflorestal (frutas nativas, espécies arbóreas, culturas anuais).

Também são temas horta caseira (cultivos de condimentares e hortaliças em pequenos espaços); plantas de cobertura ( mucunas, feijão-deporco, crotalárias); variedades de batata-doce e morangos; pecuária (homeopatia e pastagens, alimentação alternativa-capim Kurumi e capiaçu); moringa; e a certificação orgânica: do Programa Paraná Mais Orgânico (Tecpar e Ecovida).

A novidade em 2024 é a trilha do conhecimento sustentável, uma tenda que apresentará um breve histórico da Vital, além de pôsteres de trabalhos e projetos das diversas instituições parceiras relacionados com a agroecologia, produção orgânica e sustentabilidade.

A Vital conta com 12 parceiros envolvidos no planejamento e preparação: IDR-Paraná, Coopavel, Itaipu Binacional, Embrapa Pantanal, Embrapa Clima Temperado, Unioeste (Campus de Marechal Cândido Rondon), Universidade Federal do Paraná (Campus de Palotina), Universidade Federal da Fronteira Sul (Campus de Laranjeiras do Sul), Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa), Biolabore (Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná), empresa Gebana, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com o programa Paraná mais Orgânico, e o Centro de Educação Ambiental (CEA).

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Leite - AEN - Conexão Agro
Coluna 189 - crise da bovinocultura leiteira e geleia de pitaya em feira do Canadá
17/04/2024

Governo do Estado e setor privado discutem soluções para a crise da bovinocultura leiteira diante da importação de países do Mercosul. Destaque também para a geleia de pitaya de produtores paranaenses que será apresentada em feira no Canadá.

 

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário