terça-feira, 18 de março de 2025

Commodities
Impactos negativos na produtividade do café pressionam preços para cima
06/02/2025
A expectativa é que os grãos sejam de bom tamanho para um melhor rendimento na conversão
Por: Redação
Café safra umidade preços conexão agro
Estimativa deste ano aponta para uma produção total de 51,8 milhões de sacas de café beneficiado
Freepik
Tags: baixa produtividade do café, impactos pressionam preço do café

As chuvas abundantes dos últimos dois meses melhoraram consideravelmente as condições e a vitalidade dos cafezais. No entanto, fatores como a bienalidade da cultura e possíveis impactos climáticos anteriores indicam que a safra de 2025 deverá ser inferior à de 2024, o que pode pressionar os preços para cima.

A primeira estimativa deste ano aponta para uma produção total de 51,8 milhões de sacas de café beneficiado, representando uma redução de 4,4% em relação à safra anterior, conforme divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)."

A expectativa é que os grãos sejam de bom tamanho para um melhor rendimento na conversão, que é a quantidade de cerejas necessárias para fazer uma saca. A umidade do grão de café é um fator determinante para a qualidade e o rendimento dessa conversão. Por isso, a colheita deve ser realizada no ponto ideal de maturação, garantindo grãos de bom tamanho e minimizando perdas.

Além disso, o teor de umidade influencia diretamente o processo de secagem e armazenamento, evitando problemas como fermentação indesejada e desenvolvimento de fungos, explica Roney Smolareck, engenheiro agrônomo da Loc Solution, empresa especializada na locação e comercialização de medidores de umidade de grãos da marca Motomco.

“O rendimento da conversão melhora quando os grãos são maiores e mais uniformes. Isso significa que menos frutos serão necessários para atingir o peso final da saca, otimizando a produção e reduzindo desperdícios”, afirma ele.

Fernanda Rodrigues da Silva, Gerente de Relacionamento com o Cliente na Loc Solution, destaca a importância de conhecer a umidade do grão para evitar a desvalorização do produto no mercado. "O Motomco Connect é um aparelho perfeito para medições direto na lavoura. O processo de medição é totalmente automático, fornecendo resultados precisos em menos de 8 segundos”, informa ela.

Através do App Connect, o medidor de umidade pode se comunicar sem fio com dispositivos móveis, via tecnologia Bluetooth e os resultados das medições ficam visíveis na tela do aplicativo.

Sobre a Loc Solution:

A Loc Solution, com sede em Curitiba, é detentora da marca Motomco de medidores de umidade de grãos. A empresa fabrica, comercializa e aluga os equipamentos, sendo referência em diversas regiões agrícolas do país. De origem canadense, a marca Motomco é líder nacional no segmento de medidores de umidade de grãos. Para mais informações, acesse motomco.com.br.

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

carnes temperadas vão para o regime de ICMS
Podcast 218 - Para aumentar competitividade, Paraná retira carnes temperadas da Substituição Tributária
14/03/2025

As indústrias têm até 1º de Maio para se adequar às mudanças, integrando as carnes temperadas ao regime regular do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário